quinta-feira, 12 de março de 2015

Sapatinho franzido

E lá venho eu com mais uma receita de sapatinho de bebê. Qualquer dia mudo o nome do blog para : "Tentando Tricotar Sapatinhos de Bebê"!!!!!...rs

Esta receita veio diretamente do livro de receitas da minha mãe.


Já tinha feito outros parecidos, todos feitos na vertical, ou seja, o inicio do trabalho sendo feito pelas laterais. Ficam bem bonitos também, mas como adoro fazer sapatinhos (nem deu pra notar, né?), não resisto a uma receitinha diferente.


Este modelo é trabalhado de baixo para cima e fica bem mimosinho e fácil. Todas as receitas que a minha mãe fazia usavam agulhas 2 ou 2,5!! Pra mim é demais, minha paciência só dá conta de agulhas iguais ou maiores que 3. Então, tive que diminuir a quantidade de pontos e de carreiras para adaptar às agulhas 3 que usei e conseguir que ficassem para o tamanho recém nascido.

Tenho notado também que, as mães de hoje só usam sapatinhos em bebês recém nascidos.

terça-feira, 3 de março de 2015

Pantufa francesa renovada

Já tinha feito esta pantufa antes e gostei do resultado visual, mas funcional ela num era pq saia muito do pé. Mesmo assim, depois que fiz, a receita dela "bombou" pelas redes sociais....rs

Queria fazer um presente para uma amiga friorenta e revendo as receitas de pantufa decidi por ela, mas com uma modificação que tinha sido implementada pela Elena.

Agora sim ela ficou ótima...bonita visualmente e funcional! Vamos ver o que dirá a minha amiga ao receber.


A versão anterior que fiz dela pode ser vista AQUI.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sapatinho listradinho



Este sapatinho é uma velha paixão, sempre achei ele muito delicado e diferente.

E um dia, recebi da Ana um vídeo com o passo a passo dele e nem preciso dizer que adorei o presente, mas tenho andado tão enrolada que num tive oportunidade de tentar.

Digo tentar, pq o danadinho quebrou todos os paradigmas que eu tinha no tricot! Nunca tinha feito nada parecido em tricot antes e adorei ter aprendido mais essa técnica. No início parece meio complicado, mas num é....é apenas diferente.

Para quem quiser tentar, o vídeo pode ser visto AQUI.



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cenas de viagem em bordados

A criatividade concorrendo com a tecnologia! Pena que num sei bordar, mas ainda vou aprender.
olha que ideia boa pra sua próxima viagem!...rs


Jovem deixa celular de lado e registra cenas de viagens em bordados
  
Designer de Cingapura pára em pontos turísticos para bordar.
Ideia surgiu em um dia que seu smartphone ficou sem bateria.
 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Colete rosa com trança

E depois de algum tempo, eis que consigo fazer uma receitinha que tinha vontade há muito tempo, baseada em algumas fotos que achei pela internet.


Receita num tenho, pois fui contando os pontos nas fotos encontradas até chegar a um tamanho razoável. Usei uma lã mais grossinha que tinha por aqui, vinda dos USA sem rótulo. Tenho uma amiga que mora lá e as vezes me manda fios sem rótulo, nunca entendi direito.

Acho que é pq ela num entende nadinha de tricot e nem de crochet. ...rs

As fotos que me serviram de inspiração guardei por muito tempo e não tem indicativo de onde saíram, por esse motivo num vou postar, pq não tenho como dar crédito. Eu acho que foi do ravelry, mas não consigo localizar.

Espero que gostem, eu gostei e saiu bem rapidinho. Em tempo, aqui tá fresquinho e não o calorão de Rio e SP....rs

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sapatinho de bebê rápido

Todo tempo livre, que ultimamente tem sido quase nenhum, pego minhas agulhas e faço um sapatinho para os enxovais que monto, com algumas amigas, para doação.

Estava arrumando as lãs e achei umas bolinhas de lã e não resisti.

Peguei também uma receita que achei há algum tempo AQUI e resolvi testar.A receita é bem fácil e rápida e como a própria autora do blog diz, vc pode adequar às suas agulhas, fios e usar sua criatividade. Foi o que fiz. Adaptei a receita para o meus acessórios e o resultado mostro aqui embaixo.


Para cada um deles usei um tipo de fio e uma agulha diferente, por isso cada um tem variações qto ao número de pontos e número de carreiras. O primeiro sapatinho que fiz foi o branquinho e deixo a releitura que fiz da receita para tricota-lo.

Agulhas 3,5 e 3

Montei 40 pontos nas agulhas 3,5

Fiz 3 cordões em pto tricot.
7ª carr : toda em pto meia
8ª, 10º, 12ª, 14ª ,16ª e 18ª carr : toda em pto tricot
9ª carr : 15 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 15 ptos em meia
11ª carr 13 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 13 ptos em meia
13ª carr 11 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 11 ptos em meia
15ª carr   9 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 9 ptos em meia
17ª carr : toda em pto meia
Fiz 6 carreiras em pto sanfona 1x1 com as agulhas 3
Arrematei e costurei
.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Turbante cinza em tricot

Recebi uma msg da filha de uma amiga com uma foto de um turbante e ela perguntava se era difícil de fazer! ...rs O modelo era bem simples e embora eu nunca tenha feito um turbante antes, nada impede que se tente, né?

Achei um ponto simples mas interessante no ravelry e fui fazer um teste. Gostei do resultado e começaram as tentativas de qtos pontos usar e depois de algumas experiências, coloquei mãos a obra e rapidinho chegou ao final. Se não fosse o calor "do cão" que está nesta terra, teria terminado antes.

Deixo uma foto do resultado final e a forma como foi feito caso alguém resolva fazer.


Lã usada: Elegance
Agulhas retas: 5,5

Ponto usado:
1ª carr: 1 pto sem fazer em Tricot, *1 Meia, 1 pto sem fazer em Meia, 1 Meia, 1 Tricot* (terminar com 1 tricot)
2ª carr: 1 pto sem fazer em Tricot, tricotar acompanhando os pontos. (terminar com 1 tricot)

Coloquei 29 ptos e tricotei por 50 cm.

Arrematei, franzi as pontas e costurei.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Turbante azul marinho em tricot


Um calor que num dá para explicar e eu fazendo turbante de lã......dá pra acreditar?!?!

Enfim, o que não se faz para atender a um pedido de uma amiga, né?

E este é só o primeiro!!!...rs

  

Fio Elegance, agulhas retas nº 6
Receita, em inglês, pode ser encontrada AQUI.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tricotando e Reciclando....

Outro dia fui comprar frutas e uma delas veio protegida por uma embalagem tão lindinha e nova em folha.....cadê que tive coragem de jogar fora....deixei no armário, para quem sabe um dia achar uma utilidade para ela.

E esta semana estava tricotando uma peça, que a filha de uma amiga pediu, e o novelo caia no chão toda hora, e o fio de fora enrolava no fio que saìa de dentro dele, sempre gosto de usar o fio de dentro, quando...de repente...veio a ideia.....e nem sei como não pensei nisso antes!


Para novelos de cores claras protege mais ainda.

sábado, 11 de outubro de 2014

Presente Supresa




Agora fala sério, tem coisa melhor para uma tricoteira, do que chegar em casa, depois de uma viagem e encontrar um envelope enorme te esperando e quando vc abre.......surpresa......um monte de revistas de tricot!!!!!!! Felicidade total!!!

Obrigada Ana!