quinta-feira, 31 de maio de 2007

Lua Azul

Hoje é dia da "LUA AZUL".

Chama-se "LUA AZUL" a segunda lua cheia num mesmo mês.

Tradicionalmente, a "LUA AZUL", é uma Lua do Amor.

"Deve-se olhar para a Lua azul com a devida atenção e cuidado, pois segundo alguns místicos, os pedidos feitos durante esta Lua são realizados numa velocidade espantosa, por isso é preciso muito cuidado e boa intenção na hora de fazer o ritual, senão o próprio indivíduo pode se prejudicar com a lei do retorno." (texto encontrado no blog Somos todos um)

"Há uma lenda cigana que diz que uma pessoa que não tem o amor correspondido pode tentar a seguinte simpatia: durante a "LUA AZUL", ficar no mesmo ambiente que o pretendente e olhar fixamente, mas de maneira discreta, para a pessoa, mentalizando toda a paixão que sente. Se, em algum momento, a pessoa retribuir o olhar, a magia se completa e a pessoa irá corresponder exatamente em mesma intensidade de amor. Mas isso precisa acontecer hoje, no período de 22:04 às 24:00h

Outra simpatia é para aqueles que já encontraram o grande amor. O casal deve se beijar à meia noite da "LUA AZUL" para garantir que o amor, que já existe, seja eterno e duradouro."
(texto do site do programa Mais Você, de 31/05/07)

Gorro de gnomo

Ainda folheando as velhas e maravilhosas MonTricot, surge este gorro enorme que achei lindo e fiquei pensando .... a garotadinha vai adorar também.

Ele mexe com a imaginação.

E como as mamães já foram bem agasalhadas com o cagoule postado ontem, hoje vai ser o dia da meninada.


(Receita e foto da Revista Mon Tricot, nº144 - agosto/92)

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Gola ou Gorro ? Cagoule !

Diante do frio que instalou, estava dando uma olhadinha nas minhas Mon Tricot que restaram (nem conto a quantidade que foi pro lixo!) e achei essa gola que serve de gorro também. Para quem estiver com muito frio é a opção ideal, pode variar o casaco e o sueter e manter a gola.

A receita é muito simples,o problema será adaptar a lã para usar, porque a indicada (lã Confort) não existe mais. Pela foto do novelo me parece uma lã mais fina que a família, usada dupla e a indicação é de agulha nº 7.

Mas tem uma dica que dá para matar esta charada! A peça é um retângulo de 70 cm de base por 50 cm de altura., daí é só fazer uma amostrinha naquele esquema de ver quantos pontos somam 10 cm e depois multiplicar por 7. E dá pra fazer com qualquer lã e agulhas escolhidas. parece muito fácil, linda e útil.
Depois de escolhida a lã e definida a quantidade de pontos é só trabalhar em barra 2/2 (2T,2M) por 50 cm e fechar a lateral referente à altura.

Pronto, só usar o "cagoule", é o nome!

(Receita e foto da Revista Mon Tricot, nº 85 - maio/86)

Pantufa delicada (pantufa de adulto V)

Esta pantufa foi um presente que recebi da Sonia, minha amiga super prendada, de quem já publiquei outro presente, uma bolsa de crochet de barbante muto linda.

Achei uma pantufa muito delicada, feita com lã de bebê e agulha fina. Tem a vantagem de não sair do pé, nestas noites frias ela anoitece e amanhece esquentando o pé.

Porque se aqui já ando sentindo muito frio, imagino que o pessoal do sul deva estar congelando.

Pedi autorização da autora e com seu consentimento estou publicando a foto.

terça-feira, 29 de maio de 2007

10.000!!!

No dia 31 de março ao comemorar a entrada de 1.000 visitantes aqui no blog, prometi abrir um vinhozinho, na comemoração dos 10.000. Só não podia imaginar que menos de 60 dias depois estaria aqui para pagar a promessa.

Pode parecer lugar comum postar estes agradecimentos, mas acreditem que não é. Na verdade é muito bom poder ver um projeto decolar, especialmente este que tem como objetivo principal trocar idéias, compartilhar conhecimento e aprender muito!!!!

Aceitem esta taça (virtual) de champagne como pagamento da promessa e como convite para que possamos continuar dividindo sempre este espaço .

Obrigada e ..... 10.000 ..... beijos pra todos que me deram o prazer da visita e para os que ainda vão chegar!!!!

domingo, 27 de maio de 2007

Lembrancinhas de maternidade

Recebi dois pedidos sobre lembrancinhas de maternidade.
Eu nunca fiz nada tão pequeno. Mas procurando nas minhas receitas achei estas que me foram enviadas por uma amiga.

Nunca tive oportunidade de testar. Por isso peço desculpas se não for o que estão imaginando. Tenho o hábito de só postar as receitas que testo antes, mas como me disseram que estão com pressa, estou colocando aqui. Por favor me dêem retorno depois de testadas, tá?

Sapatinho

Lã keamor
Agulhas nº 2 ou 2,5
Colocar 11 ptos
1ª.carr: 1 t, laç, 4 t, laç, 1 t, laç, 4 t, laç, 1 t
2ª.carr e todas as carr pares: em pto trico
3ª.carr: 1 t, laç, 5 t, laç, 3 t, laç, 5 t, laç, 1 t
5ª.carr: 1 t, laç, 6 t, laç, 5 t, laç, 6 t, laç, 1 t
7ª.carr: 23 t
9ª.carr: 9 t, 4t (peito do pé), 2 ptos jtos
10ª.carr.à 16ª.carr:4 t, 2 ptos jtos
17ª.carr:15 t
19ª.carr: passa-fita (2 jtos, laç,...)
21ª.carr à 25ª.carr:15 t e arremate.
Costure

Gorrinho

Lã keamor
Agulhas nº 2 ou 2,5

Colocar 17 ptos e trabalhar em barra 1/1 por 4 carr.
Fazer mais 10 carr em meia.
Cortar o fio e passar por dentro dos pontos, franzir e arrematar.
Colocar um mini pompom.

PS1: Só imagino que tamanho será esse mini pompom! ehehe

PS2: Recebi um email da Rella me dizendo que ela fez as lembrancinhas, que a receita deu certo e ficaram bonitinhas Ela disse que qdo puder manda uma foto pra gente. Portanto podem fazer sem susto.

Produção feita durante o "molho"!

Sabe de uma coisa, até que 3 dias de molho em casa valeram!!! Num quero repetir a dose pelo mesmo motivo, mas num posso reclamar. Passei bem e produzi melhor ainda!

Balanço do "molho" de quinta a tarde até sabado a tarde, foram: 1 mini cachecol, 1 gorrinho e 2 cachecóis grandes. Nada mal, né?

Os cachecóis grandes foram feitos no tear (como sempre!), no marfim usei lã elegance e no vermelho escuro foi a lã giorgio, da Aslan, que é bela. São presentes devidos faz tempo, segunda vou entregar, espero que façam sucesso porque foram feitos com carinho.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Gorro mesclado


Adorei este gorro feito com premium azul e um restinho da flash color que tinha feito o cachecol de tear postado anteriormente. O desenho ficou parecendo uma onda. A receita é a que foi postada aqui.

Daí resolvi tirar também uma foto dele antes de terminar pra poder ver melhor o desenho.

Por favor não se espantem com a produção, mas estou de molho em casa por conta de uma pequena cirurgia odontológica, o que significa dizer que a tricotagem aumentou!!!

Não podendo sair vou colocar todos os tricots atrasados em dia. Caso contrário o frio passa e eu não terminei a cota que estipulei de gorros, cachecóis e pantufas.

E ando doida pra fazer uma coisinha diferente, mas o tempo é pouco.

Outro mini cachecol


O que estava no forno ficou pronto. E mais uma vez a metragem dimnuiu em função da famosa história da lã que não rende! Mas já estou "quase expert" nesta lenda e não vou mais cair nela. Prometo falar sobre isso logo logo.

Este tem os mesmos itens dos outros só que neste lã usada foi a sedificada,que nesta cor é muito bonita.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Mais 1 mini cachecol


Saiu mais 1 mini cachecol feito no tear de pregos, para a meta inicial ainda faltam 4, sendo que o próximo já está quase saindo do forno.

Neste eu usei um fio que não conhecia, Luisa da circulo. Ele é macio, tem umas cores bonitas, preço bem baixo, mas como nem tudo é perfeito o rendimento dela não é bom.

Fiz com 18 pregos, cala de 2 cm e 1 novelo só deu comprimento de 1,10m, menor do que o feito coma flash color.

Aliás este é um tema que estou querendo postar aqui. Rendimento das lãs, mas será em outro post num outro dia.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Como fazer aumentos ? II

Tenho recebido várias mensagens de pessoas perguntando sobre como fazer os aumentos externos que formam a pulseira da pantufa de adulto II.

Coloquei um post com uma imagem retirada de uma revista de tricot antiga que tenho, mas reconheço que, para quem está iniciando a imagem não é totalmente explicativa.

Resolvi sair procurando uma imagem de melhor qualidade pela internet e achei um site francês com várias fotos de como executar os pontos básicos de tricot, que me pareceu mais didático. Isso quem vai poder dizer melhor é a turma da dúvida!

Se ainda não for essa, pode falar que contino a busca, porque descrever por texto já tentei e acho que não funciona.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Ficando sem-vergonha!

Tendo em vista que a Sandra descobriu meu segredo e atendendo a pedidos vou postar o outro, aliás os outros 2!!! Mas juro que foram só estes, tá?eheh

Obs: Os dois novelos deste fio foram passear lá no Rio, pra minha amiga Sonia fazer alguma arte com eles, já que são bem apropriados pro clima de lá. Quando ela mandar noticias do trabalho pronto posto pra vcs.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Pantufinha para bebê


Para os bebês não ficarem com frio fiz esta pantufinha e achei que ficou bem lindinha.

Ela é "a irmã mais nova" da pantufa da Judy!

A receita é daquelas muito fáceis, podem comprovar aí embaixo, bom trabalho!



lã keamor para bebê usada dupla - Agulhas nº 4,5

Pontos usados:

T - pto tricot
M - pto meia
psfm - pto sem fazer em meia

Execução:

Montar 33 pontos

1ª carr: 13 T, 1 psfm, 5 T, 1 psfm, 13 T
2ªcarr: e todas as pares em T
Repetir estas 2 carreiras por 8 vezes.
Rematar os 5 ptos da direita e os 5 ptos da esquerda e continuar trabalhando os ptos restantes por mais 14 carreiras ( 7 cordões).

Na 15ª carreira fazer:

6 T, 2 ptos juntos em T, 1 psfm, 5 T, 1 psfm, 2 ptos juntos em T, 6 T
Voltar em T, depois
5T, 2 ptos juntos em T, 1 psfm, 5 T, 1 psfm, 2 ptos juntos em T, 5 T
Voltar em T, depois
4T, 2 ptos jtos em T, 1 psfm, 5 T, 1 psfm, 2 ptos jtos em T, 4 T

Passar um fio de lã duplo pelos ptos restantes, franzir e dar um nó. Costurar a parte de cima e a de trás da pantufinha.

Virar a parte cima para formar uma abinha.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Mini cachecol

Um mini cachecol que vai se juntar às pantufas feitas. Fiquei pensando que pantufa é muito feminino,né? Daí resolvi que para os homens vou mandar mini cachecol. Espero que eles gostem.
Fiz no meu amado tear de pregos, com a lã flash color (menos de 1 novelo), ponto meia, 18 pregos, cala de 2 cm, 1,20 m de comprimento e sem franjas.

Depois de muito tentar e perguntar, finalmente consegui que a flash color fizesse um desenhinho pra mim! Foi mera coincidência, nada fiz por isso. Mas gostei muito do efeito.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Cachecol verde

O único cachecol que ficou pra mim foi este. Sempre aparece um bom motivo para os que eu faço irem embora. Fiz no inverno passado com lã mont, agulha 12 e um ponto bem simples.

1ª carr: *2 ptos jtos em t, 1 laçada, 1 t* (termina sempre com 1t)

2ª carr: e todas as pares em t

Só isso, bem fácil, né?

domingo, 13 de maio de 2007

Pantufa da Judy (pantufa adulto IV)

Esta pantufa foi feita com uma receita gentilmente cedida pela Judy, uma grande amiga feita por aqui. Demoramos um pouqunho para conseguir chegar neste resultado final, foi receita veio receita, umas correções daqui outra dali,e ......voilá!!!

Coloquei uma foto dela antes da costura final para facilitar ainda mais a execução. Espero que gostem, eu adorei!


E aqui a receita para quem quiser tentar.

lã premum - agulha nº5

Colocar 48 pontos na agulha

1ª carreira : 16t – 1m – 14t – 1m – 16t
2ª carreira: e todas as pares em pto tricot
Trabalhar por 31 carreiras

Na 32ª carr arrematar 6 pontos de cada lado do trabalho
Voltar em pto tricot

Da 35ª a 45ª trabalhar da seguinte maneira:
Direito: 4t (borda) - 28 m - 4t (borda)
Voltar em pto tricot

A partir da 46ª carr começar as diminuições da seguinte forma:
3t, 2 ptos jtos em tricot, 26m, 2 ptos jtos em tricot ,3 t
Voltar em pto tricot
3t, 2 ptos jtos em tricot, 24m, 2 ptos jtos em tricot ,3 t
Voltar em pto tricot
.............
Continuar assim até restarem 4t, 4m, 4t
Para terminar passe a linha por dentro dos pontos de um nó e então costure.
Forma uma pequena “abinha” na parte do tornozelo.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Sapatinho de bebê azul

Pra não dizer que só faço sapatinho cor de rosa, fiz um azul para variar.

Eu já tinha postado a foto de um igual que fiz com lã rosa, mas estava sem a receita. Várias pessoas gostaram e mandei por email pra elas, mas agora vou aproveitar que fiz este parzinho novo para postar a receita.

Eu usei lã Keamor e agulhas nº 3
Montar 40 pontos

sola do sapatinho:
1ª carreira: 1 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 2 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 1 m.
2ª carreira: e todas as carreiras pares (na sola) em tricot.
3ª carreira: 2 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 4 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 2 m.
5ª xarreira: 3 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 6 m, 1 laçada, 18 m, 1 laçada, 3 m.
7ª carreira: tricot
8ª carreira: meia
9ª carreira: tricot
10ª carreira: tricot
11ª , 13ª, 15ª, 17ª carreira: meia e as pares em tricot

Começar o peito do pé da seguinte maneira:
19ª carreira: 19 tricot, 2 pj tricot, *10 tr, 2 pj em tricot, voltar*
(trabalhar somente os 10 pontos centrais)
20ª carreira: *10 tricot, 2 pj em tricot, voltar*
21ª carreira: *10 tricot, 2 pj em tricot, voltar*
22ª carreira: *10 meia, 2 pj em tricot, voltar*
23ª e 24ª carreira: *10 tricot, 2 pj em tricot, voltar*

Voltar a 19ª e continuar trabalhando somente os 10 ptos centrais até restarem 12 ptos nas laterais, terminando a carreira em pto de meia e voltar em tricô (avesso).
Fazer um cordão, em ponto tricot (2 carr.)
Arrematar os pontos com lastex. (pelo direito)

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Como fazer aumentos?

Este post é para responder a uma pergunta que me foi enviada por email sobre como fazer aumentos. Espero que esclareça a dúvida.

O gráfico foi obtido na revista "Aprenda a fazer Tricô", da editora abril

Tentei mas não achei a data de publicação, mas é bem antiga e muito boa.

Gorro novo

Este é o gorrinho novo feito com a lã que a minha amiga mandou.

Sinceramente, achei que ele ficou lindo ao vivo. Como sempre, faz mais efeito do que nas minhas fotos "mais ou menos"!!! Ele é muito diferente, quando vi a foto dele há um tempo atrás fiquei com muita vontade de tentar. Agora tive a idéia de juntar a receita do gorro que postei recentemente com os pontos deste gorro e deu certo.

Então a receita num existe, sinto muito. Mas, fiz assim: agulha 5, a mesma quantidade de pontos da receita anterior, umas carreiras em ponto de meia, para poder enrolar. Depois, mais umas carreiras em sanfona 1/1 e, finalmente, várias tranças 3/3. Não é dificil, é só ir inventando que ele sai. Estou com vontade de fazer outro com menos tranças. Por conta da lã, que não é muito flexível, ele ficou com o tamanho para crianças de uns 10/12 anos. Acho que se tivesse feito com a premium e agulha 5,5, ele teria ficado tamanho para adulto.
Desculpem mas nesse não anotei, apenas fui fazendo.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Os tricots da Sandra


Gente recebi um email da Sandra com um monte de fotos dos gorros e das pantufas que ela fez com receitas postadas aqui no blog.

Fiquei super feliz com a gentileza dela e resolvi pedir autorização para postar uma das fotos aqui pra todo mundo poder conhecer. Prontamente ela concordou e aqui estão os trabalhos lindos e coloridos que ela fez, como ela mesma diz, "para a sobrinhada"! Isso é que é uma tia legalzinha, né?

Queria agradecer a Sandra por ter me proporcionado este prazer e também a todas as pessoas que tem escrito me dando retorno dos trabalhos realizados com as receitas que tenho postado. Bjoss pra todas!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Juro que não comprei!


Sábado uma amiga me ligou dizendo que tinha visto uma promoção de lãs e que queria comprar para os nossos projetos de doação. Tentei dizer a ela que não comprasse porque eu estou quase comprando um apartamento maior para poder estocar as lãs que já tenho, mas não adiantou, ela insistiu e comprou.

Quando cheguei em casa e vi o tamanho da sacola que ela deixou na portaria quase desmaiei. Eram simplesmente 30 novelos!!!!

Já dividi com mais duas outras amigas tricoteiras que ajudam nos projetos. Mas, é claro que não resisti e fiquei com 10 aqui!!!


Já comecei um trabalhinho novo com este novelo cor hortência muito bonito. É mais um modelinho daqueles "russos", achei muito diferente e deve ficar bem bonito neste tom de lã.

domingo, 6 de maio de 2007

Receita da pantufa listrada

Queria agradecer a gentileza dos comentários que vcs deixaram me dando uma força, eu batalhei tanto nesta receitinha e no final não fiquei muito feliz. Vou deixar aqui a receita. Mas, não esqueçam que ela vai ser escrita do meu jeito. Qualquer dúvida é só falar,tá?

Usei lã premium azul e mollet branca (elas são semelhantes na espessura e estavam no estoque!)

Montar 29 ptos

Começar com a linha branca fazendo 1 carr em pto tricot. Pelo avesso mudar a cor para azul e continuar em pto trico alternando as cores por 45 carr.

Na 46ª carr começar as diminuições pegando 2 ptos jtos no começo e no fim da carr, em todas as carreiras do avesso até o final.

Quando completar o 15º cordão de tricot na cor branca, continuar em azul até o final, quando restarem 3 ptos, arrematar.

O modo de armar eu montei com um esqueminha para facilitar.


É só juntar A com B, depois C com C e finalmente para o peito do pé, fechar juntando * com * e costurar até a ponta do triangulo azul que se formou na ponta do pé.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

A pantufa listrada finalmente! (pantufa adulto III)


Então, ... depois de 4 tentativas consegui fechar a pantufa que cismei de fazer. Não sei se valeu o tempo investido, mas depois de tanto desmanchar, virou uma questão de honra terminar!!eheh

Estou colocando a foto dela e a da original (á direita), e deixo a avaliação pra vcs. O pompom não tive mais pacência pra fazer, sinto muito.

Mas, por favor é pra falar a verdade, tá?eheh

Dependendo das análises recebidas publico ou não a receita. Até porque, hoje vou sair e não dá mais tempo de digitar ela aqui. Aguardo a opinião de vcs, tá?

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pantufa 4 x 0 !!!

Tornei a desmachar a pantufa, ela ainda ficou grande.

É muito dificil isso de fazer uma receita só contando os pontos sem imaginar que tipo de lã usaram e qual espessura das agulhas. Tô tentando não desanimar, mas já jurei que de 5 "desmanchadas" eu não passo!

A lã já está ficando fina de tanto fazer e desfazer. Vamos ver no que dá.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Tentando uma pantufa nova

Estou aqui há 2 dias tentando fazer uma pantufa de adulto nova que vi nos famosos sites russos e pra variar sem receita.

Já fiz e desfiz 3 vezes. Basta dar uma olhada no novelo azul para ver o quanto já desmanchei e enrolei a lã de volta nele.


Agora parece que estou mais ou menos no rumo certo.

Ficamos assim, se der certo vou postar ... se num conseguir apago este post, combinado?

terça-feira, 1 de maio de 2007

Cachecol da Selinha

Fiz este cachecol para uma amiga e também incentivadora deste blog.

Usei flash color, ponto de meia no tear de pregos e 18 pregos, mais um feito em tempo record. Este tear se não cuidar vira vício!

Só vou entregar o presente quando ela vir o post, vamos ver qto tempo vai levar!

Maldade, né?


(Menos de 24h e a Selinha achou o presente dela!eheh)