sábado, 30 de junho de 2007

Tricots da Cida


"Solidariedade

... 3. sentimento de simpatia, ternura ou piedade pelos desprotegidos, pelos que sofrem, pelos injustiçados etc..." dicionário Houaiss

Assim podemos definir o trabalho da Cida e das suas amigas que se uniram para ajudar à pessoas idosas que estão internadas num asilo.

Eu pedi e ela autorizou a postagem da foto dos trabalhos que recém foram entregues aos idosos. Um trabalho lindo e motivador. Quem sabe mais gente se une para levar alegria e calor pra quem precisa, né?

Dica para tear de tricot

Durante muito tempo todo cachecol que eu fazia no tear ficava torto.

Sabe como? O início dele vai entortando e fica na diagonal. Nada que eu fizesse adiantava. Tenho visto várias pessoas com esse mesmo problema.

A minha dica é:

todo iníco de carreira solte primeiro os 3 pregos da fileira de baixo à esquerda e depois solte os 3 pregos da fileira de cima à direita, e continue por onde quiser. Isto vai equilibrar o trabalho e ele não sairá mais torto.

Pra mim funciona, vale a pena tentar!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

29 de junho - Dia de Sâo Pedro

Antes chamado Simão, o pescador teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja” foi o recado. Por isso, o apóstolo foi chamado de “pescador de homens” e tornou-se o primeiro papa. Morreu em 29 de junho.

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Segundo a crença popular, são Pedro guarda as chaves do céu, lava-o quando chove e arrasta os móveis quando troveja.

O dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas.

fonte:http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm#São%20Pedro
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0061/canal3d/b.shtml

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Comprinhas!

Sinceramente, há muito tempo que eu não caia em tentação. Acontece, né?eheh

terça-feira, 26 de junho de 2007

Mais um gorro no tear




Sei não, ... logo logo vou colocar um post aqui vendendo todas as minhas agulhas de tricot!!!eheh

Peguei gosto em fazer gorro no tear.

Gorro feito como o anterior, só um pouquinho mais comprido pra poder dobrar, não gosto de fazer sempre igual.

domingo, 24 de junho de 2007

Gorro com trança

Há muito tempo ando querendo fazer um gorro que achei naqueles sites russos e até postei a foto dele aqui ,logo que abri o blog, na esperança que alguém me passasse uma receita pra poder fazê-lo.

Como isso não aconteceu continuo procurando. Mas andando por esta internet a fora, achei um parecido com ele e muito lindo também. Até acho que, baseada neste poderei fazer o outro, tão desejado.

Acontece que o site é estrangeiro e não dá para saber qual a texura do fio que eles usaram. Por isso saí adaptando medidas e pontos para tentar chegar ao fim.


Ele saiu e ficou muito lindo, mas ficou grande demais no comprimento. Mudei a forma de reduzir os pontos que usaram na receita, porque estava ficando estranho. Ou seja, mudei as medidas, a quantidade de pontos e as diminuições também!!! No final ele ficou parecido, mas da receita original quase nada sobrou.

Pretendo fazer outro e mudar o que não gostei, enquanto isso não acontece posso dizer que o site responsável pela inspiração é este
aqui.

sábado, 23 de junho de 2007

24 de junho - Dia de são João

Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebê a sua prima Maria, mãe de Jesus, que assim veria a fumaça ao longe. Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifício comemoram o dia do santo considerado festeiro.

Simpatia de são João para obter proteção e alegria


Em uma bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de são João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

Fonte: http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0061/canal3d/b.shtml

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Gorro no tear!

Em homenagem a Carmen grande incentivadora deste projeto, fiz meu primeiro gorro no tear. Eu gostei, mas achei que o fechamento dele em cima ficou um pouco grosso, talvez o próximo eu faça com uma lã um pouco mais fina.


Este fiz com a elegance, usei 43 pregos e 21 cm de comprimento. O mais importante é que no total levei menos de 2h para fazer. Valeu! Agora meus gorrinhos vão ter a produção incrementada.


Taí, espero que vcs gostem também.

Projeto novo!


Tear novo merece projeto novo, né? Este é de 60 pregos!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Agulhas luminosas II

Vocês lembram das agulhas luminosas que postei no dia 29 de março? Eu vi a imagem num site com um idioma não identificado e não entendi direito o que era, apenas achei muito curioso.

Então,... hoje recebi um email da Marcele, que está morando fora do país, e que teve a gentileza de esclarecer a minha dúvida. Leiam um trecho do email dela:


... "Eu fui atrás e descobri que é uma agulha com bateria para poder fazer tricot por aí, em lugares menos iluminados, sem maiores problemas... hehehe Divertido né?!"....


Eu achei divertido mesmo Marcele, e acho que já estou querendo uma!!!eheh

Ai ... minha compulsão!!

Gente, a Marcele mandou o site pra gente dar vazão a compulsão!eheh

domingo, 17 de junho de 2007

Tear sem franja

Tenho recebido emails de várias pessoas querendo saber como iniciar um trabalho no tear sem franja, para que fique com a devida sustentação.

Para quem quiser aprender a usar o tear de tricot e as suas diversas técnicas explicadas em videos, o site é Authentic Kinitting Board.

Ele é em inglês, mas não tem dificuldade pra quem não fala inglês, porque além de fotos ótimas tem tudo em video. Inclusive as tranças.  Ele é 10!!!

Espero que ajude a todos, e especialmente, a Ana Karina e a Lellezinha.

Atualização em 26/06/2011:

Fiz um post sobre esse mesmo tema, iniciar o trabalho no tear sem franjas, com explicações, que pode ser visto clicando AQUI

Cachecol Astrakan

Este cachecol eu fiz no inverno passado para o aniversário de uma amiga. Esta semana ela esteve aqui em casa com ele, e aproveitando a oportunidade tirei uma foto dele para colocar no meu "book"!!! Chique,né?eheh

Ele foi feito com a lã astrakan, da aslan, todo em ponto trico e agulha 10, na época era a maior que eu tinha. A lã sozinha já é linda não precisa fazer ponto diferente.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Sapatinho Aladim - receita da Vera

Recebi esta receita da Vera, que é uma amiga feita aqui no blog e que também faz muitos trabalhos pra doação.

Quando ela me enviou disse que ele era facílimo e rendia muuuito. Além de ser muito bonitinho, ela disse que o chama de sapatinho do Aladim, por causa do biquinho que ele tem.
Coloquei a foto dele aberto também, para vocês verem como fica antes da costura. Parece uma ondinha.

Então taí a receita, quem sabe mais gente se motiva a fazer uns sapatinhos para esses bebezinhos que tanto precisam, né?




Receita do sapatinho Aladim

T - ponto tricot

2 pjt - 2 pontos juntos em tricot

1 cordão = 2 carr em tricot

Eu usei lã super bebê e agulha 3,5

Montar 52 pontos e tricotar dois cordões de tricô

Sempre em tricô, na próxima carreira, tricotar:

1ª) 20 T, 2 pjt , 8 T, 2 pjt , 20 T

2ª) 19 T, 2 pjt , 8 T, 2 pjt , 19 T

3ª) 18 T, 2 pjt, 8 T, 2 pjt, 18 T

4ª) 17 T, 2 pjt, 8 T, 2 pjt, 17 T

continuar diminuindo assim até ......

10 T, 2pjt, 8 T, 2pjt, 10 T

Fazer 5 carreiras em pto T

Fazer uma carreira de passa-fita (2pjt, 1 laçada..... 2 pjt)

Voltar em ponto T

Terminar com 4 cordões de tricô e arrematar.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Pantufa enviezada (pantufa de adulto VI)


Passeando pela blogosfera, achei a pantufa mais fácil de fazer existente do mundo! Já faz tempo tinha visto uma foto parecida num site russo, sem receita, e não conseguia entender como ela se fechava.

E não é que a Marisa além de descobrir, fez a gentileza de mostrar o passo-a-passo para gente, se quiser ver clique AQUI.

OBS: As fotos do PAP foram retiradas do link citado, então se alguém quiser saber a quantidade de ptos e carreiras que usei basta deixar o email ou mandar um email pra mim. (atualizado emjul/2012)

terça-feira, 12 de junho de 2007

13 de junho - Dia de Santo Antônio

Na tradição brasileira junho é mês de festa para comemorar os dias dos padroeiros santo Antônio, são João e são Pedro. Ai vai um pouquinho de história do primeiro a ser comemorado no mês.

Herdamos dos portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Mas Antônio é famoso mesmo por ajudar a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo. Capriche nos pedidos e nas simpatias.

Oração a santo Antônio para arrumar um namorado


“Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.” (http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0061/canal3d/b.shtml)

Simpatias para arranjar namorado

1. Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

2. À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.


3. Para descobrir se faltam muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D. (cuidado para não tremer muito!!!eheh)

Espero ter contribuído para quem anda querendo arrumar um namorado!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Meu cachecol!

Nem acredito mas fiz um cachecol pra mim. Eu estava planejando ir numa festa junina e o frio aqui tá pedindo um cachecol bem quentinho. E este ficou do jeitinho que eu queria, bemmm grande, bemmm quentinho e uma cor bem inverno.

Nem vou falar que fiz no tear, senão a Carmen vai dizer que abandonei minhas agulhas ao próprio destino!!!! Usei uma lã muito macia da aslan, chamada giorgio, gostei dela mas rendeu muito pouco. Foram 3 novelos e meio!

Eu fiz com ponto zig zag e 22 pregos de largura, cala de 3 cm.

Mas adorei, especialmente porque nunca faço nada pra mim. Estou igual a Vivi, este num dou, num vendo, num troco e nem empresto!

sábado, 9 de junho de 2007

Mais gorros!!

Sairam mais dois gorrinhos pros meninos, ainda faltam 4 pra fechar a cota prometida.

Chego lá. Resolvi fazer sempre com essa receita que vai mais rápido.

Pra quem ainda não viu esta receita, sugiro dar uma olhada ela é muito fácil e rápida, eu publiquei em 24 de abril .

Pra ficar mais fácil achar é só clicar
aqui e bom trabalho.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Ficou Pronto! Cachecol com tranças


O cachecol de trança que fiz no tear ficou pronto e gostei muitoooo dele!! E ficou bem quentinho, vai ser ótimo pra esse friozinho que anda fazendo.

Ele já tem dona, quase fiquei com ele pra mim. Mas como promessa é promessa ele vai pra Vivi. E tomara que ela goste tanto quanto eu gostei.

Mas logo logo vou fazer um pra mim igualzinho!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Cachecol de Trança no tear

Não é segredo pra ninguém que adoro meu tear de tricot, né? Mas tenho vontade de fazer mais coisas nele além dos cachecóis que sempre faço. Daí fico procurando receitas, pontos e colecionando idéias. Mas ontem descobri "uma coisa" que não consegui não experimentar logo. Não sei vcs, mas eu nunca tinha visto ponto trança no tear.

Fiquei igual criança em parque de diversão, enquanto não parei tudo para testar a trança, não sosseguei.

E aí está em primeira mão o meu teste. A lã pra variar é a elegance.

Sou obrigada a confessar que adorei. Daí veio aquela vela frase, "como é que não pensei nisso antes"!eheh

domingo, 3 de junho de 2007

Mais um gorro

Estou tão atrasada pra entregar os gorros prometidos que nem sei o que eu faço, precisava do dobro do tempo e mais 1 par de mãos!!!

Fiz mais este no final de semana, lã premium marfim, agulhas 5,5 .... uma barra, ... umas trancinhas e pronto.......saiu mais um gorro no olhômetro! Imagino que sirva para o tamanho 6 a 8 anos.

Desculpem foi feito sem receita.

sábado, 2 de junho de 2007

Bolsa em tricot II

Fui dar uma busca no meu "armarinho particular" e achei um projeto semi abandonado!

Comecei a fazer uma bolsa de tricot , no inverno passado, usando a lã paratapet marfim, terminei e só ficou faltando sair pra procurar um tecido para o forro. Um ano se passou e hoje achei a pobrezinha abandonada numa sacola. Até as alças já tinham sido compradas.

Aproveitei a saida matinal e comprei um tecido bem colorido. Agora sem desculpas pra não terminar, espero poder usá-la em breve.


Por enquanto vou postando a foto dela no ponto em que parei e a do tecido que comprei. Pode ser que assim fique com vergonha e termine logo. A receita e o passo-a-passo para montar eu encontrei no blog da Rosi.