sábado, 28 de julho de 2007

Gorros que vão morar longe!

Estes gorros fiz pra minha amiga Rejane que mora nos EUA e para os filhos dela que estão por aqui de férias. Eu já postei aqui, em março, um cachecol que fiz pra ela no tear.

A cor dos gorros foi escolha dos meninos, 2 adolescentes. Imagino que tenha a ver com cor de times deles ou dos colégios, não perguntei. Não dá pra ver bem na foto, mas um é preto e vermelho e o outro azul marinho e laranja.
A receita deles está aqui.



O gorro dela é o marfim, fiz com uma receita que a Monica postou e pode ser vista aqui, é de um site americano. Dá muito trabalho e não faz o efeito esperado. Outro não faço. Na mão ele não faz efeito, só quando a gente estica é que aparecem as "trocentas" trancinhas que tem na barra.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Selinhos!

Gente, vcs já devem ter reparado que andei criando uns selinhos para identificar algumas postagens. Acho que vai simplificar a vida de todo mundo.

Muitas vezes coloco no texto dos posts uns avisos que o trabalho foi feito na intuição, que por isso não tenho uma receita anotada, e por algum motivo não fica muito explícito e me solicitam a receita. Para evitar frustrações e facilitar a identificação de determinados posts resolvi tentar a utilização destes selinhos.

Fiz outro indicando que a receita está em outro post do blog pra não ter que ficar repetindo, como no caso de determinados gorros que gosto de fazer. Enfim é uma tentativa de me organizar um pouquinho mais nas postagens.

Cachecol Rosa


Há tempos que não fazia nada cor de rosa. Resolvi juntar umas sobrinhas de lã e o resultado foi um cachecol com um toque que mais parece um gato angorá. Estas lãs foram do inverno passado.

Os fios são o Festa e o Macarena, ambos da Aslan. Misturados sem planejamento e usando apenas umas carreiras em ponto tricot e outras em ponto alongado e agulhas nº15.

O melhor de tudo é que vai ser meu!!! eheh

domingo, 22 de julho de 2007

Casaco da Sonia M

Por falar em dia do amigo, recebi esta foto de uma grande amiga de sempre, pena que ela fica lá no Rio e eu aqui. Ela faz trabalhos lindos como nossas mães faziam, né Sonia?

Este casaquinho ela fez pra "neta" Caroline. Ela é danada, acredtam que fez olhando um outro, sem receita nem nada. Ela é craque mesmo! O gorrinho que completa o conjuntinho foi feito com a receita que postei aqui em abril.

Estou colocando a foto aqui pra vcs conhecerem o trabalho dela, apesar de que, já tinha postado antes uma bolsa linda de barbante cru que ela fez pro meu aniversário. Quem quiser conhecer a bolsa é só dar uma espiadinha nos posts do mês de março.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Dia do amigo!

"A amizade é um amor que nunca morre" - Mário Quintana

Hoje é dia do amigo!

Se a amizade é tão velha quanto a humanidade, a origem do Dia do Amigo é recente e controversa. Uma das versões mais propagadas diz que um argentino, chamado Enrique Febbaro, foi seu criador. Na década de 60 o mundo vivia o auge da corrida espacial e Enrique viu nessa empreitada um esforço do ser humano para estabelecer relações para além do planeta. Em 20 de julho de 1969, com a chegada do homem à Lua, o argentino decidiu usar esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.

Fonte: portoweb

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Cachecol da Kátia



Este cachecol é primo irmão do que fiz pra mim e já postei aqui. A lã também foi a giorgio, da aslan, só mudei a cor.

A dona dele está indo morar nos EUA por isso fiz ele bemmmm grossinho o que vai deixar ela bemmmm aquecida naqueles invernos pesados de lá.

E assim também vai lembrar de mim todas as vezes que usar.

Junto mandei pra ela uma canequinha com a bandeira do Brasil pintada a mão, para ela tomar um café matando as saudades de casa.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Sapatinho de bebê no tear

Eu e meus desafios! Outro dia uma amiga do Rio, a Aldina, deixou um comentário aqui dizendo que só falatava eu fazer sapatinho no tear.

Fiquei pensando nisso, passei por aquele site maravilhoso de tear que postei aqui antes e vi lá um sapatinho. Mas num entendi muito bem a receita e resolvi inventar.

Fiz um, ficou meio desconjuntado, ponto largo, ... enfim ficou esquisito.

Peguei outra lã (no meu armarinho!), diminui a cala, alterei o número de carreiras .......et voilá!!!



Achei que ele ficou tão lindinho, modéstia a parte. E o melhor de tudo, levei exatos 20 min pra fazer um. Dá pra acreditar??? Pode testar pra ver!

Receita nem adianta pedir porque invenção num tem receita, tem no máximo dicas.

E as dicas são as seguintes:

Eu usei fio Davos, da circulo, 20 pregos, cala de menos de 1 cm.

Fiz umas 6 carr, depos diminui 1 prego no inicio e no fim da carr por 3 carr, fiz mais 3 carr e arrematei. Costurei, amarrei um cordãozinho e adorei meu sapatinho.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Gola da Judy



Pra comemorar a volta da Judy destas férias enormessssssss....... estou postando pra vcs um trabalho lindo realizado por ela.

É uma gola chiquetérrima que faz qualquer roupa ficar o máximo. E detalhe, o botão usado para fechar a gola pertenceu a avó dela. Ele tem aproximadamente uns 60 ou 70 anos. E além de lindo, deu o maior charme na gola, concordam?

terça-feira, 10 de julho de 2007

Minha primeira meia !!!

Espero que vcs não fiquem decepcionadas com meu projeto novo porque eu estou adorando ter conseguido fazer.

Sempre quis fazer meias, todo blog estrangeiro que a gente entra tem milhares de meias, eu tinha a sensação que só eu não sabia fazer. Mas, nunca consegui entender a receita quando alcançava o calcanhar.

Em vez de tentar, eu apenas lia e achava que não saberia fazer e desistia. Passei a vida vendo a minha mãe fazendo um monte de meias e nunca parei pra ver como era. Depois que ela se foi e resolvi tentar achava que não daria conta.

Até que a Carmen me desafiou, mexeu com meus brios de tricoteira (eheh) e resolvi defintivamente que teria que tentar.

Tentei e nunca podia imaginar que fosse tão fácil e rápido!!!

Pra quem como eu não tem coragem .......a hora é essa!!

A receita que usei foi a velha receita que a minha mãe usava pra fazer as dela. Mas como sou insubordinada por natureza, troquei a lã indicada e consequentemente as agulhas também. A receita original usava lã de bebê e agulha 3!!! Ninguém merece, né?

Usei a lã flash color e agulhas 5, resultado é que só serve pra dormir porque ficou muito grossa, não cabe dentro do sapato. Agora vou tentar uma mais fina.

Mas enquanto isso não acontece, apresento minha primeira meia e passo pra vocês a receita das meias da minha mãe.


Receita

Lã flash color
Agulhas nº 5 (só 2)

Montar 40 pontos
Fazer 10 carreiras em barra 2/2
Continuar em ponto meia por 20 carreiras ou mais se quiser para fazer a perna. (avesso em tricot)

Agora começar o calcanhar assim:
Avesso: 3 T e volta;
Direito: 3 M e volta;
Avesso: 4 T e volta;
Direito: 4 M e volta;
Continuar assim até atingir 10 pontos, então seguir a carreira até o final e começar o calcanhar do outro lado da mesma forma.

Para o peito do pé continuar por mais 30 carreiras em ponto M. (avesso em tricot)

Para a ponta do pé, pelo avesso trabalhar assim:
2 ptos jtos em T, 8T, 3 ptos jtos em T, 14 T, 3 ptos jtos em T, 8T, 2 ptos jtos em T.

Continuar diminuindo assim até o fim e arrematar.

domingo, 8 de julho de 2007

Manta branca de bebê


Este blog tem as frequentadoras mais habilidosas que já vi. Tenho aprendido cada dia mais coisas por aqui.

E como já disse outro dia, fico muito feliz quando recebo umas fotos ou receitas ou ambas. Esta manta lindaaaaaa foi feita pela Sonia C. que me mandou a foto.

O esquema do ponto segredo que ela usou nas laterais eu postei aqui no blog anteriormente, se alguém quiser é só dar uma olhada.

A receita eu não tenho.

sábado, 7 de julho de 2007

Tentando um projeto novo

Nada como ser desafiada pra gente se munir de coragem e tentar realizar o tal desafio!

Por isso, motivada pelo desafio proposto pela
Carmen, estou tentando um projeto novo seguindo uma velha receita da minha mãe.

Aliás, qualquer dia vou postar uma foto do livro de receitas dela, que está todo se despencando, morro de medo de mexer nele e ele se desintegrar antes que eu termine de copiar tudo que quero.


Só pra matar vocês de curiosidade estou colocando uma foto de parte do projeto!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Os trabalhos finalizados

Estes são os trabalhos que consegui finalizar nos últimos tempos e que serão distribuídos no próximo sábado. Os gorrinhos vão pra Abrace e os mini cachecóis e pantufas vão para o Lar dos Velhinhos.

Não são tantos quanto eu gostaria de ter produzido, mas com a restrição de horário disponível esta foi a produção possível. Mas o importante é que foram todos feitos com muito carinho.

Gosto de colocar cada peça num saquinho de celofane. Acho que passa a sensação, para quem recebe, do cuidado com que a peça está sendo tratada até chegar as suas mãos.

São 14 gorros, 3 mini cachecóis e 8 pantufas.

Gorrinho azul


Este gorrinho ficou pequeno mas bem bonitinho, deve dar para um menino de 3 a 4 anos. E ele é o responsável pelo encerramento da cota prometida.

Finalizei 14 gorros!


Andei derivando meus trabalhos e eles demoraram mais que o de costume para chegar ao número final. Mas o importante é que no próximo sábado seguirão para as crianças que serão suas donas.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Gorro com listras verticais

Esta receita parece complicada de início, mas não é! Basta ler com calma e atenção. É rápida e vc pode variar fazendo o gorro todo da mesma cor ou variar com cores diferentes.

Eu já fiz vários dele, mas nunca tinha usado 2 cores de lã, achei que ficou interessante o desenho formado.


Pra quem gostou, lá vai a receita!


Ponto tricot direito e avesso
lã premium, agulha de tricot nº 5


Colocar 50 ptos na agulha e fazer assim:


(1º gomo)

tricotar 49 ptos e deixar 1 pto sem fazer
voltar em tricot
tricotar 48 ptos e deixar 2 ptos sem fazer
voltar em tricot
tricotar 47 ptos e deixar 3 ptos sem fazer
voltar em tricot

Continuar assim até deixar 10 ptos sem fazer
Voltar em tricot


Agora, começar em sentido contrário pegando os 10 ptos deixados sem fazer – um de cada vez

(2º gomo)

tricotar 41 ptos e deixar 9 ptos sem fazer
voltar em tricot
tricotar 42 ptos e deixar 8 ptos sem fazer
voltar em tricot

Continuar assim até deixar 1 pto sem fazer

Voltar ao 1º gomo. Repetir esses 2 gomos até ter 6 gomos no total.

Depois, é só rematar e costurar as laterais. Dobre a parte de baixo para virar a barra

domingo, 1 de julho de 2007

Gorro em ponto de arroz


Parece que quanto mais faço gorrinhos mais falta para completar. Mas esta semana vai a cota prometida.

Este foi feito com a receita base e ponto de arroz duplo.