domingo, 28 de outubro de 2007

Finalmente o projetinho! Meu primeiro BSJ

Resolvi postar o BSJ antes mesmo de fechar as costuras para evitar que alguém começasse a semana empolada pela curiosidade! Apesar de que todo mundo jurou que não tinha esse problema de ser curiosa!

O maior problema desta receita é que o cerébro da gente está programado para visualizar uma forma pré-definida para se fazer um casaco. Tipo mangas, frentes, costas ..... e esta receita quanto mais vc faz menos vc visualiza isso, daí vai dando uma coceira cerebral!!!

Dá uma olhada na forma ou na falta de forma que ele tem quando aberto.

Pra quem for fazer o conselho é: não pense ...... apenas faça, porque eu juro que no final vai virar um casaquinho bem bonitinho e diferente.

Como não consigo fazer nada sem dar uma mudadinha, eu diminui 3 carreiras no comprimento mas acho que se fizer outro vou diminuir mais umas 3.

Só queria saber como a Monica adivinhou logo que era um BSJ, merecia um prêmio!eheh

Então taí o meu projetinho finalizado. Agora eu pergunto valeu a espera?eheh

A receita pode ser encontrada neste livro aqui.

(Gente, sinto muito mas não posso disponibilizar nem enviar a receita porque os direitos autorais da autora tem que ser respeitados e as leis americanas não são flexíveis como as daqui e não quero confusão com eles, tá?).

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Notícias do projetinho


Gente esse projetinho é como diz um amigo meu "é o cão chupando manga"!

Mas o que ele (o projeto) não sabe é que eu também sou! E não vou parar não.

Vou pra frente, vou pra trás, mas .......... na média ele tá indo mais pra frente. Quando vou terminar? Num sei não, mas com certeza antes do Natal!!!! Já passei da metade.

Ainda bem que por aqui ninguém é curioso!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tentando um projetinho!


Com todo o apoio da minha grande amiga Marianela e também com a supervisão intensiva dela, estou tentando um projeto muito complicadinho pra minha "competência". Mas, como sou teimosa e a professora é das melhores, não pretendo desistir!

Em breve neste mesmo canal, pretendo postar este meu novo desafio.

Só num vou contar o que é, tá bom?

domingo, 21 de outubro de 2007

Casaquinho da Isabela

Essa Isabela tá com tudo! Acabei mais um casaquinho pra ela.

Tem uma coisa que não entendi direito neste casaquinho, quando fiz o primeiro, postado aqui como "casaquinho quadriculado", ele ficou tamanho de recém-nascido, mas um récem-nascido de tamanho razoável. Usei a lã keamor dupla e agulhas nº 4. Muito bem, dessa vez fiz igualzinho, a única diferença é que esse é em tons de rosa, e ele ficou bem menor que o outro!!! Dá pra entender?

Estive pensando neste mistério e cheguei a conclusão que o fabricante deve fazer a lã cada vez com uma espessura diferente, num tem outra explicação, tem?

Já anotei no caderno de receitas (eu também tenho um sabiam?), da próxima vez vou aumentar um pouco a receita.

Vou recomendar a mãe que leve pra maternidade se quiser usar, porque se deixar pra depois, vai precisar ter outra nenen pra poder vestir!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Blusa de verão


Esta blusa bem verão foi feita pela minha mãe a apesar do tempo ela ainda está atual. Eu gosto muito dela, tanto que ela fez uma amarela e outra azul clarinha pra mim.

Tentei achar a receita no livro dela para passar pra vcs, mas ela tinha a mania de fazer apenas algumas anotações do trabalho e não a receita completa. Por isso aqui vai só a foto.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"Fazedor" de fuxico


Gente tem cada coisa tão legal neste mundo virtual, né? Dá uma vontade louca de comprar um de tudo!!! Ainda bem que um monte de sites estrangeiros não vendem pra fora de lá! Caso contrário meu armarinho já era internacional há muito tempo!

Andando por aí, achei uns aparelhinhos que fazem fuxicos! E tem pra diversos tamanhos e diversos modelos até tipo florzinha e coração, bem legal. Num sei fazer fuxico, mas fiquei logo querendo um de cada.

Pra quem adora um apetrechinho novo pro armarinho particular vale a pena dar uma espiadinha.



domingo, 14 de outubro de 2007

Gorrinho pra Isabela


Já falei pra vcs que tem uma menininha chegando e que o nome dela será Isabela, né? Então já tenho um gorrinho pra ela!

Adorei adaptar esta receita pra bebê. Apenas trocando fio e agulhas.





Lã keamor dupla agulha nº 5, tamanho 6 meses a 1 ano;

Lã Nina, agulha nº 5,5, tamanho 3 anos e

Lã Sedificada, agulha nº 5,5 ou 6, tamanho adulto


ponto fantasia

1ª car - 7m, *1t, 15m * 1 t, 7 m

2ª car e pares em tricô

3ª car - 6m, *3t, 13m* 3t, 6m

5ª car - 5m, *5t, 11m* 5t, 5m

7ª car - 4m, *7t, 9m* 7t, 4m

9ª car - 3m, *9t, 7m* 9t, 3m

11ª car - 2m, *11t, 5m* 11t, 2m 13ª car - 1m, *13t, 3m* 13t, 1m

15ª car - *15t, 1m*

Montar 63 ptos e trabalhar em ponto M por 12 carr, fazer 1 cordão em T, faça mais 12 carr em M, e depois fazer 1 cordão em T e 2 carr em M. Após a 15ª car, seguir tricotando em ponto cordões de T, e diminua os pontos como segue:

1ª car - *10t, 2 pts juntos em t*, 3t

2ª car e pares em tricô 3ª car - *9t, 2 pts juntos em t*, 3t

5ª car - *8t, 2 pts juntos em t*, 3t

7ª car - *7t, 2 pts juntos em t*, 3t

9ª car - *6t, 2 pts juntos em t*, 3t

11ª car - *5t, 2 pts juntos em t*, 3t

13ª car - *4t, 2 pts juntos em t*, 3t

15ª car - *3t, 2 pts juntos em t*, 2t

17ª car - *2t, 2 pts juntos em t*, 2t

19ª car - *1t, 2 pts juntos em t*, 1t

Corte o fio comprido, passe pelos pontos restantes, amarre firme, costure a lateral do gorro. Dobre os 6 cm do pto meia para o avesso e costure a barra.

sábado, 13 de outubro de 2007

Reverenciando a natureza!

Resolvi postar pra vcs duas fotos tiradas da janela da minha sala para que a gente pudesse parar um pouquinho pra pensar na beleza da natureza e na capacidade dela de se reinventar independente das condições que lhe são impostas por nós ou pelas condições metereológicas adversas. Neste caso completamente adversas.

Ficamos mais de 120 dias sem uma gota de chuva nesta cidade, indíces de umidade próximos aos do deserto de Saara. Tivemos dias de 11% de umidade, só quem mora por aqui sabe o que é respirar com este índice. Tivemos dias de temperaturas tão altas, que foram as mais altas dos últimos 44 anos, segundo informam os institutos de meteorologia.

Nossos belos e enormes gramados se transformaram em pura terra, nem um verdinho pelo chão. Mas as frondosas árvores espalhadas por toda a cidade, e que nos colocam entre as cidades com maior indice de área verde por habitante do mundo, estas resistem e nos dão um show de beleza.

Vejam que belo espetáculo nos apresenta a enorme sibipiruna, quase da altura do prédio, ela estava sem uma única folha e derepente apareceram milhares de flores amarelas que transformam o chão sem grama a sua volta, numa passarela dourada belíssima



Na sua frente uma fileira de mangueiras resistentes ignoram estas temperaturas e total falta de chuvas e começam a mostrar os pequenos frutos que vão tornar meu final de ano muito mais gostoso. Adoro mangas!


Fala sério tem algo mais belo e majestoso que a capacidade de resistência da natureza?

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"Tirar um ponto sem fazer" e "Laçada"

Tenho recebido uns emails solicitando explicações sobre a realização de determinados pontos que aparecem em algumas receitas de tricot.

Tentando esclarecer estas dúvidas fiz umas fotos sobre estes pontos porque escrevendo fica muito dificil de explicar. Então aí estão as fotos:

"Tirar um ponto sem fazer em tricot"


"Laçada"

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pra variar.......comprinhas!

Pra cada vez que juro que não vou mais comprar um único novelo enquanto não terminar com todos que moram aqui em casa........acontece algo alheio a minha vontade e lá vou eu a caminho do armarinho.

Pode parecer mentira mas procurando entre todos os novelos de lã de bebê que tenho aqui, não achei um que fosse cor de rosa. Também do jeito que gosto de rosa terminei com todos.

E uma amiga me contou que vem aí a Isabela, e quero muito fazer um casaquinho pra ela.

Então estas são as lãs pra o casaquinho da Isabela.


Este aqui, ......... bom este foi por conta do vício mesmo!!!!

sábado, 6 de outubro de 2007

Babador amarelo


Pronto, apesar da preguiça que se instalou o projeto foi finalizado!

Este é um babador que eu vi a foto num daqueles sites "russos" que nunca trazem as receitas. Achei ele tão bonitinho e guardei pra algum dia fazer.

Custei a achar uma linha que fosse macia e não fosse muito fininha ao mesmo tempo. E acabei achando a fiocel, que tenho achado perfeita pra trabalhos feitos pra bebês, e usei as agulhas nº 4.
Gente num tem receita detalhada, vou tentar passar como fiz.

Coloquei 40 ptos, trabalhei 30 cordões em ponto tricot, arrematei 30 ptos e continuei nos 10 pontos finais por mais 50 cordões de tricot e fiz duas casas nos últimos 6 cordões. Só isso.

Ah sim, achei um botão coloridinho num armarinho "que não fui"!


Importante:
Se alguém quiser usar outro fio ou outro tamanho de agulhas, vai ter que fazer o que eu fiz, ou seja, fazer e desmanchar até chegar no tamanho desejado.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Tentando mais um projeto novo!

Voltei das férias mas as férias não sairam de mim ainda! Ando com uma preguiça de dar gosto!

Peguei um novelo de linha no armarinho particular, peguei as agulhas na gaveta, peguei uma foto de uma peça que gostei muito, mas nem assim a preguiça me largou.

Fazer coisas com preguiça num rende, né? Estava quase pronto, cismei que ficou grande e aí adivinha........desmanchei tudo! Respirei fundo, comecei de novo, e aí está o projeto só pra não dizer que não estou fazendo nada!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Como emendar fios?

Gente esta internet tem coisas que até Deus duvida! Só precisamos de tempo e um pouquinho de sorte pra esbarrar em idéias incrivelmente criativas.

Fazer emendas de fios para continuar os trabalhos e ter que esconder aqueles nózinhos feios é uma arte, né?

Então alguém teve uma idéia de fazer inveja (no bom sentido, claro!) e fez a gentileza de se lembrar de todas nós e postou um passo-a-passo de como fazer.

Vale a pena dar uma olhada no endereço abaixo, nem que seja por curiosidade.