sábado, 6 de fevereiro de 2021

Física usa teoria dos nós para estudar matemática do tricô



Técnica milenar de tecelagem, o tricô reúne entusiastas de diferentes idades e perfis que buscam na atividade uma forma de prazer, relaxamento e até mesmo terapia. Para a física Elisabetta Matsumoto, o gesto de entrelaçar fios despertou também outro tipo de interesse: o científico. A professora do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) pesquisa como os nós influenciam as propriedades têxteis, alterando a elasticidade, a resistência mecânica e a estrutura 3D do tecido final.

Tricoteira ávida desde criança, Elisabetta descobriu o potencial do tema de pesquisa em 2009, durante a pós-graduação na Universidade da Pensilvânia. Ao tricotar um desenho de um dragão vermelho japonês, se deparou com um ponto particularmente nodoso que a fez pensar sobre a geometria dos nós. “Tenho livros com milhares de padrões de pontos diferentes, mas aquele com o dragão vermelho pendurado na parede era um que eu nunca tinha visto”, disse ao portal Science News.

Veja a matéria completa no link abaixo

https://impa.br/noticias/fisica-usa-teoria-dos-nos-para-estudar-matematica-do-trico/?utm_source=postlink&utm_medium=facebook&fbclid=IwAR0ECpLAyAHvGSnEb6ARSqH4en3Fz1tjNYahtJ7E0V_yUhuciO8qDaxuFZU


Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante!
Abs.
Teresa