terça-feira, 31 de março de 2009

Reaproveitando as lãs já tricotadas

O inverno está chegando e as lãs andam com um precinho nada "inho", já repararam?

Daí recebi uma dica de reaproveitamento das lãs de peças que saíram de moda ou daquelas que a gente nunca usou porque depois prontas cismamos com elas (faço muito isso) ou por qualquer outro motivo.

Achei interessante e repasso pra vcs.

"Para reaproveitar a lã de peças antigas, desmanche delicadamente e vá enrolando no encosto de uma cadeira, formando meadas. Amarre em quatro locais diferentes para que as meadas não se desmanchem.

Lave-as, pendure-as em local arejado e sem incidência de sol direto nas meadas, até a secagem completa.

Depois de secas faça rolos de lã, e pode começar a tecer a nova peça para o inverno."

18 comentários:

Tricô e Mais Tricô disse...

Regina amei a dica.
Beijos

Goreti disse...

Aqui está uma optima ideia, tenho algumas lãs nesta situação ;)
Jinhos

Anônimo disse...

Olá amiga,
Hoje finalmente vim comentar!
Já tenho saudades !
Continua com o seu blog muito bem estruturado .
Gostei de ver tudo que tem postado .Principalmente do saco para compras feito no tear redondo .
A sua ideia de reciclar a lã é muito boa .
Fico á espera para ver o que vai fazer com essa lã !
Bjsss,marianela

Sandra disse...

Que bacana Regina! Eu desconhecia esse cuidado com a lã ,na verdade,nem imaginei lavá-la antes de tricotar uma nova peça.
Gostomuito do seu blog, e anonimamente,sempre o visito.Quando tiver uns trabalhinhos melhor elaborados,vou tentar fazer um blog, rsrsrsrs
bjo
Sandra Curia

Regina disse...

Oi Sandra Curla adorei sua visita. Tome coragem e monte seu blog vou adorar conhecer seus trabalhos. Bjsss

Monica disse...

Ai, ai, viu, já fiz tudo errado....eu lavei a peça e ia desmanchar !!!Tudo bem, desmancho e lavo novamente né, será que se eu colocar em cima de uma panela com água fervendo, no vapor, não dá certo tb???
bjos

Paty disse...

Regina, Ja tinha visto algumas pessoas fazerem isto, excelente ideia! Depois quero ver o novo trabalho! beijoca

Katiana disse...

Obrigada pela dica, eu estava precisando, tenho algumas peças que quero desmanchar pois comecei e depois de bem adiantado o trabalho não gostei e deixei pra lá, e outras que depois de prontas não gostei. Muito obrigada. Beijinhos.

Regina disse...

Oi Monica que bom te ver. Estava com saudades. Olha, o objetivo de lavar depois de manchado é não só limpar mas tirar as marcas que ficam na lã depois de ficar tricotada por muito tempo. Vc lava e ela volta a forma anterior. Bjsss

Paty disse...

Querida, nao é impressao nao... a barriga pulou em 1 semana... ela ja pesa 2,7kg!!!!! beijoca

VovoBaisa disse...

Regina que legal esa dica!!
Eu preciso desmanchar uma capa para pufe que fiz e não tenho mais interesse ...
Lega1
beijos.Baísa

Clarice Fernandes disse...

obrigada pela dica, tenho uns quilos de lã pra reaproveitar.
Por essas e outras delicadezas que te indico ao prêmio Blog Amigável, passe no meu blog pra pegar.
Bejoks

Eden disse...

Olá Regina.
Esta dica é fantástica!! Já tive que desmanchar peças em tricô e com esta dica não tinha as chatices que tive :)
Obrigada.
Bjs.

A Tecelã disse...

Regina, quando eu era menina, minha mã aproveitava a lã assim, só que depois da meada pronta, ela colocava em cima do vapor, para que os fios esticassem, depois deixava secando na sompra e só depois é que fazia as bolas de fio.
Lembro que ela reaproveitava varias vezes o mesmo fio, hehehe.
Bjs
Marcia

disse...

Essa dica é mesmo perfeita. Fiz muito isso no meu tempo de menina, quando uma blusa tinha que durar anos e se enjoava dela...
bjinhos

ELENA disse...

Regina coloquei este exelente post lá no Orkut , veja!
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=2199902&tid=5326069346126914528&na=4
BJU!

Anônimo disse...

Eu já tive a oportunidade de ler, algum dia, em algum lugar que não me lembro, que para aproveitar lãs usadas, bastava enrolar os fios em torno de uma garrafa e, depois depositar agua fervendo dentro dela. Dizia que a linha voltaria (não tentei) aonormal. Tomará que seja verdade. Beijos a todos

Dilma disse...

Obrigada pela ajuda, já tinha visto em algum lugar que dava pra reutilizar as lãs de peças desmanchadas mas não tinha muita certeza do jeito certo, muito obrigada beijão