terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sapatinho de bebê rápido

Todo tempo livre, que ultimamente tem sido quase nenhum, pego minhas agulhas e faço um sapatinho para os enxovais que monto, com algumas amigas, para doação.

Estava arrumando as lãs e achei umas bolinhas de lã e não resisti.

Peguei também uma receita que achei há algum tempo AQUI e resolvi testar.A receita é bem fácil e rápida e como a própria autora do blog diz, vc pode adequar às suas agulhas, fios e usar sua criatividade. Foi o que fiz. Adaptei a receita para o meus acessórios e o resultado mostro aqui embaixo.


Para cada um deles usei um tipo de fio e uma agulha diferente, por isso cada um tem variações qto ao número de pontos e número de carreiras. O primeiro sapatinho que fiz foi o branquinho e deixo a releitura que fiz da receita para tricota-lo.

Agulhas 3,5 e 3

Montei 40 pontos nas agulhas 3,5

Fiz 3 cordões em pto tricot.
7ª carr : toda em pto meia
8ª, 10º, 12ª, 14ª ,16ª e 18ª carr : toda em pto tricot
9ª carr : 15 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 15 ptos em meia
11ª carr 13 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 13 ptos em meia
13ª carr 11 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 11 ptos em meia
15ª carr   9 ptos em meia, 1 mate duplo, 4 ptos tricot, 3 ptos juntos em tricot, 9 ptos em meia
17ª carr : toda em pto meia
Fiz 6 carreiras em pto sanfona 1x1 com as agulhas 3
Arrematei e costurei
.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Turbante cinza em tricot

Recebi uma msg da filha de uma amiga com uma foto de um turbante e ela perguntava se era difícil de fazer! ...rs O modelo era bem simples e embora eu nunca tenha feito um turbante antes, nada impede que se tente, né?

Achei um ponto simples mas interessante no ravelry e fui fazer um teste. Gostei do resultado e começaram as tentativas de qtos pontos usar e depois de algumas experiências, coloquei mãos a obra e rapidinho chegou ao final. Se não fosse o calor "do cão" que está nesta terra, teria terminado antes.

Deixo uma foto do resultado final e a forma como foi feito caso alguém resolva fazer.


Lã usada: Elegance
Agulhas retas: 5,5

Ponto usado:
1ª carr: 1 pto sem fazer em Tricot, *1 Meia, 1 pto sem fazer em Meia, 1 Meia, 1 Tricot* (terminar com 1 tricot)
2ª carr: 1 pto sem fazer em Tricot, tricotar acompanhando os pontos. (terminar com 1 tricot)

Coloquei 29 ptos e tricotei por 50 cm.

Arrematei, franzi as pontas e costurei.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Turbante azul marinho em tricot


Um calor que num dá para explicar e eu fazendo turbante de lã......dá pra acreditar?!?!

Enfim, o que não se faz para atender a um pedido de uma amiga, né?

E este é só o primeiro!!!...rs

  

Fio Elegance, agulhas retas nº 6
Receita, em inglês, pode ser encontrada AQUI.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tricotando e Reciclando....

Outro dia fui comprar frutas e uma delas veio protegida por uma embalagem tão lindinha e nova em folha.....cadê que tive coragem de jogar fora....deixei no armário, para quem sabe um dia achar uma utilidade para ela.

E esta semana estava tricotando uma peça, que a filha de uma amiga pediu, e o novelo caia no chão toda hora, e o fio de fora enrolava no fio que saìa de dentro dele, sempre gosto de usar o fio de dentro, quando...de repente...veio a ideia.....e nem sei como não pensei nisso antes!


Para novelos de cores claras protege mais ainda.

sábado, 11 de outubro de 2014

Presente Supresa




Agora fala sério, tem coisa melhor para uma tricoteira, do que chegar em casa, depois de uma viagem e encontrar um envelope enorme te esperando e quando vc abre.......surpresa......um monte de revistas de tricot!!!!!!! Felicidade total!!!

Obrigada Ana!

domingo, 10 de agosto de 2014

Sapatinho Russo

Ontem amanheci querendo fazer um sapatinho em tricot para aplacar o stress que a mudança vem causando. Cabeça e corpo muitooooo cansados.

E quando fui abrir meu email achei uma receitinha nova de um sapatinho, bem bonito, e que eu nunca tinha visto antes. Presente enviado pela minha amiga Elena que sempre faz incríveis descobertas.

Daí foi só pegar as agulhas 3,5 e um restinho de fio Baby Confort, que se salvaram de ser embalados na mudança, e mãos a obra.

O resultado ficou bem fofo. Adorei Elena!


A receita, em inglês e russo (kkk), para quem quiser tentar pode ser encontrada AQUI.
 
Como alterei a indicação da numeração das agulhas que eram 2,5 para 3,5, eu diminui uma carreira de aumento na solinha para que o tamanho final ficasse menor.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Cachecol Nude


Demorei..... mas terminei o cachecol que estava tentando e, modéstia a parte, gostei muitooo do resultado.

Este ponto rendado não é difícil de ser feito, mas exige atenção. Nada de conversar ou ver TV enquanto tricota. No começo então, toda atenção é exigida. Preciso confessar que fiz e desfiz várias vezes por ter pulado alguma laçada ou colocado uma laçada onde não tinha.

A receita do ponto veio de um link que recebi da Ana. Na receita original ele foi feito todo com o mesmo ponto, mas como adoro uma assimetria para tudo, resolvi intercalar com sanfona 1x1.

O fio é o Premium, usado duplo e agulhas retas nº 8.

Comprimento 1,70m

A receita original, em inglês, pode ser encontrada AQUI.







sábado, 5 de julho de 2014

Tentando um cachecol novo


Recebi da Ana um link cheio de coisinhas bonitas e, no meio delas, achei esse pontinho e estou tentando fazer um cachecol bem quentinho que, vai morar na Espanha.

sábado, 14 de junho de 2014

Gorrinho da Alice

A Alice é uma menina muito fofa e muito querida que, vai completar 2 meses. Como o frio anda pegando por aqui, resolvi fazer um gorrinho pra ela ficar bem quentinha.


Para ser bem rapidinho usei a sanfona de 1x1 incrementada da qual virei fã. E já falei dela por AQUI.

A lã é uma preciosidade que foi presente de uma amiga de além mar e que sempre guardei para um trabalho especial. É um fio português maravilhoso, macio e mais grossinho, que permite o uso da agulha 4.


Tenho alguns fios portugueses enviados por essa amiga querida que citei e sempre fico pensando porque nossos armarinhos que, andam importando fios do mundo inteiro, ainda não descobriram os fios portugueses que são maravilhosos.

Vontade de ir a Lisboa visitar a amiga, passear e de quebra trazer uns fiozinhos na mala.

Vamos e Monica?kkk


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pouf en tricot...

Ando doidinha para fazer um pouf desses, mas tem faltado tempo. Antes faltava receita, agora achei uma que parece razoável. Mas, ainda falta fio ou melhor trapilho, pq fio nessa espessura só trapilho, né?


Alguém já fez?
Se fez, por favor deixe suas impressões e sugestões.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Golas no tear

Quando estou com pressa para fazer alguma peça, a primeira coisa que lembro é do tear. É impressionante com tudo fica pronto rapidinho nele.

Essa semana tinha 2 presentes para fazer e ainda um gola a pedido da filha de uma amiga, que me deu como opção as cores grafite ou nude. Como não achei nenhuma lã com tom de nude, parti pro grafite. Espero que ela goste.

A gola é um modelo muito simples que já fiz umas dela há tempos atrás. Mas dessa vez fiz a costura de uma maneira diferente que fazia antes e achei que deu um charme e tanto nela. Eu tinha visto uma no blog da Elena e não entendia pq ficava diferente da minha, daí a Elena me deu a dica e pronto, ficou ótima.

Mas, como sempre rodei a casa toda a procura de uma luz melhor pra tirar a foto, mas num consegui. O fundo branco ofuscou, o fundo bege não realçou....enfim estas são as melhores que consegui, espero que dê pra ver, pq ao vivo ficou muito charmosa.

O fio usado foi o Acalanto, da cisne.




Este outro modelo de gola já fiz vários, todos postados aqui no blog, e sempre faz sucesso com as presenteadas.

Metade em ponto meia e metade em ponto jacaré, que adoro pelo relevo que dá na peça. O fio usado foi o Elegance e a cor é um tom de charuto, tentei tirar várias fotos mas não consegui que o tom ficasse como o original, sempre ficava nesse tom mais claro. Então é só imaginar que ele é mais escuro, tá?kkk


A terceira fiz em tricot e ainda não tirei as fotos dela, assim que tirar faço um novo post pra mostrar.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gorro Andino

Outro dia estava visitando o blog da Elena e me deparei com um gorro que há anos tenho vontade de fazer.

Logo que achei a receita no Orkut, na época, eu não sabia como fazer, estava começando e só sabia mesmo o básico. Então guardei a receita desde aquela época para, quem sabe um dia, tentar de novo. Isso foi em 2006!!!

E a Elena me fez remexer no meu baú de guardados quando fez esse gorro. E sou grata a ela, pq agora qdo fui reler, parecia outra receita, num passe de mágica ficou tudo fácil, nada como a prática aliada a persistência, né?


Ele é super gostoso e rápido de tricotar. O pulo do gato é entender o processo das abas que cobrem as orelhas, que são feitas com carreiras interrompidas que, tantas vezes falei delas aqui, nos mil gorros verticais que já fiz.


Esse foi o primeiro de muitos, pq gostei muito do resultado, apenas vou mudar um pouco o arremate do alto da cabeça pq achei q ficou um pouco franzido.

Para tricotar usei o fio D´Primeira e agulhas retas e circular de 5,5 mm. O tamanho, usando esses materiais, ficou para adulto.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tentando entrar em ritmo de Copa (2)

Eu gosto muito desse fio Elegance, ele deixa o trabalho encorpado e macio ao mesmo tempo, daí é só pegar a agulha circular nº 6 e logo sairá um gorro novinho em folha.


Recebi de uma "anja anônima" a receita desse pontinho que adorei. Ela deixou o link do vídeo num comentário, mas num deixou nem o nome e nem o email, e por isso não vou poder agradecer a tamanha gentileza que ela me fez. Quem sabe ela aparece e lê meus agradecimentos e se identifica, né?

O Ponto é super simples, mas deixa a sanfona 1x1 muito mais consistente e bonita, nunca mais faço a velha sanfona depois dessa experiência.

Enfim o gorro tá quase pronto e vai para um menino de 4 aninhos.


Atualizado em 14/04/2014

Eu pensei que só eu não conhecia esse pontinho, e fiquei feliz em saber que tem mais gente comigo. Por isso não tinha postado o link do vídeo que me passaram.

O vídeo é falado em inglês, mas vídeo é vídeo, né? Pra quem não tem intimidade com o idioma é só desligar o som e assistir com atenção até o fim, que vai entender tudo direitinho.

Para quem como eu gostou e não conhecia, deixo o link AQUI.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Gorro na Vertical ( + 1 )

Enquanto a almofada espera para ser concluída....

Fiz um gorro para uma menininha que mora num lugar bem friozinho! É uma lembrancinha para mandar pra ela antes que o inverno chegue.



Os gorros que fiz com essa receita podem ser vistos AQUI,  feito em listras finas AQUI e
em outro eu acrescentei uma trança, veja AQUI ...e... neste outro mais trança, veja  AQUI.

O truque para acabar com os furinhos pode ser visto AQUI.

sábado, 22 de março de 2014

Meus presentes...

Recebi esses presentes, que adorei muitooo, de uma amiga que esteve, recentemente, em Paris.
 

É o que eu chamo de uma gentileza chiquetérrima...!kkk


Tem coisa melhor do que presente e, além de tudo, ... super desejado?

quinta-feira, 6 de março de 2014

O crochê e o tricô ganham espaço na casa em acessórios e até em móveis


http://ela.oglobo.globo.com/vida/arquitetura/o-croche-o-trico-ganham-espaco-na-casa-em-acessorios-ate-em-moveis-10671514#ixzz2uv3M5y3D
Copyright © 2013 O Globo S.A


Lendo esta matéria, ontem, fique feliz em saber que nossas artes estão sendo valorizadas e de volta às páginas de decoração. Vale a pena conferir, lendo a matéria completa no link acima.

Estimulada pela ideia, resolvi tirar do armário um presente recebido, há muito tempo, de uma amiga muito especial, a Judy, e que estava esperando a receita certa para ser usado. Sempre quis fazer algo, com esse novelo de trapilho, que tivesse destaque e marcasse a presença de quem presentou.

Então, acho que agora descobri o que fazer, e comecei a tecer uma almofada para sala da casa nova. Ponto simples e apenas uma trança para dar realce, já que o fio é bem grosso e bastante irregular.


Fui testando as agulhas que tinha e terminei me decidindo pela de número 18!

Já volto com ela pronta. Assim espero!!!

segunda-feira, 3 de março de 2014

7 anos!!!




Minha vida anda tão atribulada que nem tive tempo de passar por aqui para comemorar o aniversário do blog.

Mas, acho que ele num vai ficar chateado comigo por isso, só se passaram 24h! kkk

Afinal são 7 anos juntos, nós e todos os amigos e amigas que por aqui passaram dividindo esse espaço com a gente.

Obrigada a todos pelo carinho nesses 7 anos.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Panos de prato





Confesso que este ano ainda não começou por aqui, preguiçando demais!!!

Mas, pra tentar sacudir a poeira resolvi enfeitar uns panos de prato, brancos, para levar para a minha sobrinha.

Simples e ......  coloridinhos.



sábado, 18 de janeiro de 2014

Sapatinho de bebê colorido

Gosto de começar o ano com um sapatinho, tenho a sensação de estar dando o ponta pé inicial nos
trabalhos.  Loucura??? ... Será????eheh


A receita é a mesma que já fiz uma quantidade infinda de vezes e ainda farei muitas vezes pq adoro ela.
 
Os outros tantos que andei postando, e outras variações sobre ele, podem ser vistos, AQUI , AQUI e AQUI.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014