domingo, 18 de novembro de 2007

Casaquinho a minha moda

Este casaquinho eu fiz por sugestão de uma amiga, também tricoteira, que me disse que a receita original tem como nome casaquinho 5 h. Fui pesquisar na internet e descobri mil variações dele, não só nos pontos usados, como no número de malhas e também na quantidade de horas atribuída para a execução dele. Se vcs quiserem basta entrar no google e pesquisar para escolher qual vcs querem fazer, são páginas e páginas para escolha.

Então fiz minhas adaptações, como sempre, e posso dizer que levei uns 5 dias, por isso ninguém precisa ficar tricotando com um timer ao lado, tá?

Mas o mais importante que achei foi que todas são unânimes em dizer que a receita é "for free"" Então vou postar a versão que dei para receita.

É preciso prestar atenção que foi feito com lã grossa e agulhas 5 e ainda assim ficou para bebês de no máximo 2/3 meses. Nem pensar em usar lã de bebê e agulha 3 por que não vai dar nem pra recém nascido. O pescoço é muito pequeno.



Receita do casaquinho 5h a minha moda! (revista em 02.12.07)

Eu fiz com a Lã Davos e agulhas nº 5
O casaquinho é feito começando pela pala. Fazer 1 casa na 6ª carr e outra na 22ª carr.
Colocar 39 ptos. (eu coloquei mais 1 pto de borda de cada lado = 41)

1ª a 4ª carr: T
5ª carr: 3 T, * M *, 3 T
6ª carr: 3 T, * T * (distribuir 17 aumentos), 3 T (56 malhas)
7ª carr: 3 T, * M *, 3 T
8ª e 9ª carr: T
10ª carr: 3 T, * T * (distribuir 17 aumentos), 3 T (73 malhas)
11ª carr: 3 T, * M *, 3 T
12ª e 13ª carr: T
14ª carr: 3 T, * T * (distribuir 17 aumentos), 3 T (90 malhas)
15ª carr: 3 T, * M *, 3 T
16ª e 17ª carr: T
18ª carr: 3 T, * T * (distribuir 17 aumentos), 3 T (107 malhas)
19ª carr: 3 T, * M *, 3 T
20ª e 21ª carr: T
22ª carr: 3 T, * T * (distribuir 17 aumentos), 3 T (124 malhas)
23ª carr: 3 T, * M *, 3 T
24ª e 25ª carr: T

26ª carr: 7 T, 1 aum, 6T, 1 aum, 6T, 1 aum, 1T, coloque 1 marcador (23 malhas para a frente);
1T, 1 aum, 7 T, 1 aum, 6T, 1 aum, 7 T, 1 aum, 2T, coloque 1 marcador (27 malhas para a manga);
2T, 1 aum, (7T, 1 aum) 2 x, 6T, 1 aum, (7T, 1 aum) 2 x, 2T, coloque 1 marcador (44 malhas para as costas);
1T, 1 aum, 7 T, 1 aum, 6T, 1 aum, 7 T, 1 aum, 2T, coloque 1 marcador (27 malhas para a manga);
1T, 1 aum, 6T, 1 aum, 6T, 1 aum, 7 T, (23 malhas para a frente)

27ª carr: 3 T, * M *, 3 T
28ª carr: Trabalhar a carreira toda em pto T, fazendo um aumento antes e depois de cada marcador. (150 malhas)
29ª carr: 3 T, * M *, 3 T
30ª carr: repetir a 28ª carr (158 malhas)
31ª carr: 3 T, * M *, 3 T
Fim da pala e começo do corpo e mangas do casaquinho

Coloque as malhas de cada manga em agulhas auxiliares e coloque as malhas da frente, costas e frente na agulha e trabalhe por 24 carreiras, sendo:
Direito 3 T, * M *, 3 T
Avesso.: T
Terminar fazendo 2 cordões de Tricot e arrematar pelo direito.

Mangas
Faça 2 aumentos de cada lado (35 malhas)
Trabalhe em pto meia no direito e pto tricot no avesso por 26 carr, mude para a agulha 4 e faça 2 cordões de tricot e arremate pelo direito.

35 comentários:

Anônimo disse...

regina:
uma verdadeira beleza.....
bjs
fatima

Judy disse...

Querida Regina:

Embora não seja tão rápido como diz o anuncia receita, ele fica uma gracinha... adorei a cor... foi pro trono. acho que será o próximo.

Bjcas.

Anônimo disse...

Regina,
Mas que maravilha ficou o seu casaquinho 5 H á Sua Moda!
Ainda por cima distribuindo receita para todas nós ,já não falando nas suas apresentações/fotos que são
sempre espectaculares.
Meu Deus vc é toda completa !
Deus a abençoe !
Bjs,marianela

Anônimo disse...

Regina ,
Esqueci-me de uma coisa!
Muitoooo obg., Amiga.
Bjs,marianela

Carmen disse...

Regina,
Ficou muito bonito o casaquinho, a fadinha que voce colocou no seu blog, e bem de acordo com voce.
Mais uma vez digo e não canso de dizer que voce tem mãos de fada.
A cor escolhida então esta linda.
Beijos.

Regina disse...

Amigas obrigada pela gentileza. Bjoss

Tricô e Mais Tricô disse...

Regina ficou fofo seu casaquinho. Parabéns.
beijos

Anônimo disse...

Oi Rê,
Fico uma graça o casaquinho. A cor é um charme, o modelo, tudo!
Acho muito interessantes essa receitas que começam pela gola! Está de parabéns viu?!
Beijokas e uma linda semana pra ti!
Ah! Obrigada pela receita!!
Marcele (PY)

Anônimo disse...

olá regina:
queria-te pedir um grande favor. se me podias dar novamente a receita do babadinho q estão nos sapatos de adulto ,pois perdi no meu computador.tu já ma tinhas dado ,mas o meu pc avariou e foi-se
bjs
fatima
maria_fatima_oliveira@hotmail.com
obrigada

Márcia disse...

Regina, ficou lindinho! Acho que vou arriscar a fazer um também. Beijinhos, :o)

Anônimo disse...

Olá Regina,

Visitando aqui e ali, descobri seu blog, e simplismente amei, parabéns pelo capricho nas peças.
Venha conhecer meu cantinho tb., Será um prazer.
BJs.
Rosina

Monica disse...

Mas ficou uma gracinha, já comecei a fazer um destes também e parei....vou dar uma olhada na sua receitinha.Pode responder meu e-mail please????
bjos

Anônimo disse...

Olá!

Adorei o casaquinho, mas será que você poderia me informar o que significa esse tal de MARCADOR?? Não tenho nem idéia do que seja isso!

Obrigada desde já,

Elisa

Regina disse...

Elisa, dá uma olhada no post do dia 30 de Setembro de 2007, e nos comentários dele. bjoss

Carmen disse...

Cade a recetinha, toou doril sumiu,,,,,,,,,,(risos).
Beijos.

Regina disse...

Carmen eu "repostei" ela pra corrigir o lado do avesso que por engano estava com ponto meia e não tricot. Obrigada pelo aviso. Bjoss
Regina

Anônimo disse...

Regina, volto a tricotar depois de longos anos, e queria muito tentar fazer um casaquinho, mas esqueci como fazer as casas. Ajude-me, por favor...

Regina disse...

Oi Ana, para fazer uma casa de casaquinho de bebê basta vc trabalhar 2 pontos juntos em T e em seguida fazer uma laçada. Isso sempre pelo avesso. Espero ter ajudado. Apareça mais, tá? bjoss

Anônimo disse...

Regina, a minha dificuldade esta' na minha idade...
mas você eta' cada dia mais iluminada, alias como todas as pessoas que ajudam outras a se realizarem nas artes do tricot e crchet. Ha' muitos anos (38) que não tricoto nem crocheteio.
Minhas mãos não ajudam muito devidoa artrose deformante mas eu vou tentando,
Deus a abençoe,
Vo' Zelinha

Regina disse...

Vo' Zelinha
Adorei sua visita e vou lhe esperar mais vezes por aqui. Bjoss

Anônimo disse...

Grata Regina pela sua visita tambem, foi uma doce surpresa para esta velha.
Imagine quanto sou privilegiada em ter aprendido a usar o computador que ganhei do meu velho...
ISTO DEVERIA TER ACONTECIDO QUANDO EU AINDA TINHA VIÇO.
Ja' fiz alguns pares de meias que você ensina, e aqui em USA, debaixo de tanta neve elas esquentaram mais os nossos pes.
Agora estou terminando outro par. Depois vou tentar relembrar os casaquinhos e tudo o mais para bebês.
Grata minha princesa .
Bjs para vc e seus bebês tambem.

Vo' Zelinha

tete disse...

regina esse casaquinho e lindo gostaria que vc me fale o que e aquela letra *M* Eu nao entendi desde ja agradeço-lhe por favor se puder me mande por email.ma.t.alves@hotmail.com

Neuza Fagundes disse...

Regina, teu trabalho é maravilhosooo,mais ainda quando divide conosco os passos do trabalho.PARABÉNS

Unknown disse...

queria saber sobre o* na receita do casaquinho?

Tacktango Atelier disse...

Regina, se blog é muito bom. Estou curtindo fazer tricô recentemente. As receitas e dicas são muito boas, obrigada e parabéns pelo trabalho

Vamos tecer disse...

Regina vc é muito rapida para fazer trico,eu demoro muito para fazer um casaquinho...mas estou treinando.parabens

Anônimo disse...

Olá Regina você é fabulosa.obrigado.um enorme abraço para focê.

Unknown disse...

Adorei sua maneira de postar a receita.
Tá super fácil de entender.
Valeu,
Vera.

Regina disse...

Oi Vera, obrigada pela visita. Depois mande uma foto do seu casaquinho para mim, vou gostar de ver seu trabalho. bjss

Unknown disse...

BOA NOITE,

ESTOU A TRICOTAR A SUA VERSÃO DE CASAQUINHO 5 HORAS E DEPAREI-ME COM UM PROBLEMA: NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE QUER DIZER, NA CARREIRA Nº26: COM..." 2 x, 6T, 1 aum, (7T, 1 aum) 2 x, 2T, coloque 1 marcador (COSTAS)
SERÁ QUE ME PODE RESPONDER?
Muito obrigada

isabel Pires

telmamattar@gmail.com disse...

Oi, REgina, Meu nome é Telma, moro em BH. Hoje vim ao sie site para ver a receita do casaquinho de 5 horas. Voce conseguiu faze-lo em 5 horas? Vou tentar faze-lo. TEnho a linha Harmonia da Pinguim que deve ser trabalhado com agulha 5. Esse casaquinho veste bebes de qual idade? 3 a 6 meses? Não quero fazer muito pequeno, acredito que o casaco maior dure mais tempo e as crianças hoje em dia estão usando roupas bem grandes. Um grande abraço e sucesso sempre. Telma

Regina disse...

Oi Telma, obrigada pela visita. Esse casaquinho tem esse nome mas eu nunca contei qtas horas levei. Talvez mais...rs Este casaquinho com a lã que usei e não existe mais, ele ficou grandinho. Não é tamanho recém nascido. Depois me mostre o seu. Bjo

Anônimo disse...

Acabo de descobrir um tesouro!
Seu blog é pra ser chamado Tricot Valioso.
Obrigada/Ana

Regina disse...

Obrigada, volte sempre. Bjo

Unknown disse...

Parabéns. Ensinar os outros é o maior dom que vc tem. Sua mãe deve estar muito orgulhosa.