sábado, 29 de março de 2008

Amostra de casaquinho

Este é mais um casaquinho da EZ. Como sempre as receitas dela tem uma lógica própria e muito diferente de tudo que estamos acostumadas a ver. Exemplo disso é o famoso BSJ e as muitas outras receitas dela.

Ele começa por uma frente e vai girando até atingir a outra frente. Como diz uma amiga, as receitas da EZ são matemática pura.


Esta é apenas uma amostra que fiz, a seis mãos, pra ver como ficava. Feita com lã e agulhas grossas para chegar ao final mais depressa e poder ver o resultado. Pretendo fazer este casaquinho com material e tamanhos adequados, mas isso vai esperar que tenha um tempo, que está cada vez mais escasso.


Por enqto posto a amostra só por curiosidade, pq eu nunca tinha visto esse modelo.

terça-feira, 25 de março de 2008

E por falar em gorros!

Fiz mais um gorrinho pra mandar pras crianças da ABRACE

Como fazer diminuições em um gorro?

Recebi um pergunta da Janete sobre como fazer as diminuições para finalizar um gorro. Resolvi responder por aqui pq pode ter mais gente com a mesma dúvida.

Você precisa distribuir diminuições pelos pontos que vc tem nas agulhas. Por exemplo, se vc está tricotando em 60 pontos, comece a carreira pegando 2 pontos juntos e continue tricotando por 8 ptos, então faça outra diminuição pegando 2 pontos juntos, continue dessa forma até o final da carreira qdo terá diminuído 6 pontos. Faça a carreira do avesso normalmente.

Na próxima carreira comece pegando 2 pontos juntos e continue tricotando por 7 ptos, então faça outra diminuição pegando 2 pontos juntos, continue dessa forma até o final da carreira. Faça a carreira do avesso normalmente.

Prossiga dessa forma nas proximas carreiras tricotando 6 ptos e 1 dimuição, e continue a tricotar as carreiras até que vc tenha feito 1 diminuição a cada 2 pontos, então você corte o fio que está trabalhando deixando uns 40 cm de comprimento. Pegue uma agulha de tapeçaria coloque o fio e passe por dentro das malhas restantes, franzindo para para encerrar. Puxe com cuidado para ficar bem apertado mas não arrebentar. Com este mesmo fio costure a lateral do gorro.

Espero ter ajudado vc Janete, qualquer coisa me escreva novamente, tá?


PS: Dê uma olhada nesta receita que postei no link abaixo, acho que vc vai gostar.

http://tentandotricotar.blogspot.com/2007/04/voltando-falar-de-gorros.html

sexta-feira, 21 de março de 2008

Cachecol "casadinho"

Eu vi uma lã linda que a Carmen postou e não resisti, sai procurando e comprei pra fazer um cachecol.

Ela é da circulo, importada da Turquia e se chama "casadinho". Tem um toque super macio como se tivesse um pouco de viscose e tem tb um brilho discreto. Faz parte da coleção nova de fios da circulo. Vi os outros lançamentos da coleção lá no armarinho, mas graças a Deus estava com o carro parado em fila dupla e não podia me demorar!eheh

O mais legal desse fio é que conforme vc vai trabalhando ele vai fazendo listras, independente de onde vc começa, ou de qtos pontos vc coloca, tipo mágica mesmo.

Sempre vi este tipo de tecnica nas lãs americanas para meias e sempre quis um novelinho pra mim, agora chegou aqui.


Daí peguei meu amado tear, usei 20 pregos, uma cala de 2 cm, um pontinho diferente e em 3h tinha um cachecol pronto e já tem até dona, será de uma amiga que fez aniversario.

Pra quem quiser saber o gráfico do ponto basta clicar AQUI.

Obs: a cor da lã é um pouco mais suave do que saiu na foto.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia de São José - 19 de março





Hoje é dia de São José meu santo de devoção e a quem fui consagrada quando nasci.

Dizem que ele é o protetor dos agricultores, dos operários, da família,......mas na verdade acho que ele protege a todos que dele precisam.

terça-feira, 18 de março de 2008

Como fazer aumentos

Tenho recebido vários emails perguntado sobre o tipo de aumento que usei na pala do casaquinho 5h para que não ficassem aqueles furinhos ou buraquinhos que denunciam os aumentos e enfeiam o trabalho. Então resolvi fazer uma foto para esclarecer melhor.

É um tipo de aumento normalmente usado quando se precisa acrescentar mais pontos na lateral externa do trabalho.

Espero que a foto ajude a quem ainda tem dúvidas.

Agulhas mil!!!!

Não vai ser por falta de agulhas de duas pontas que vou deixar de fazer qualquer trabalho Cansei de andar por todos os armarinhos procurando agulhas de duas pontas maiores que as de nº 4.

Estas também vieram na encomenda. São 14 jogos, de 5 agulhas cada, de todos os tamanhos possiveis. Elas são de bambu feitas na China e o preço é a melhor parte, não custaram nem R$ 3,00 cada jogo. Aqui a gente não acha e quando acha o preço é muitooooo caro. Mesmo se tivesse comprado pela internet pagando frete ainda seria um bom negócio.

Com este post espero acalmar a curiosidade das amigas. eheh


Gente vou deixar aqui o site de onde tirei essas agulhas. Pra quem se interessar eu acho que vale muito o investimento porque o preço é demais. Existem vários grupos, eu escolhi essas pelo tamanho, mas tem maiores e menores, eu achei que muito compridas seriam ruins de trabalhar, mas cada uma escolhe o que for mais adequado.


http://www.amazon.com/Double-Bamboo-Knitting-Needles-Pieces/dp/B000IG7TQY/ref=pd_sbs_op?ie=UTF8&qid=1200176540&sr=8-2

domingo, 16 de março de 2008

Mais 2!


São dois pra lá um pra cá! Contrariando o poeta.
São mais 2 mini cachecóis. Continuo com o fio Luisa no tear.

sábado, 15 de março de 2008

Encomendas

Estou aqui me sentindo como criança em parque de diversão! Eu tenho uma amiga de anos que foi morar nos EUA e ontem veio para visitar a familia, e se ofereceu pra trazer encomendas . Daí pedi coisinhas de artesanato que não consigo achar por aqui e vivo namorando com elas pela internet. Dei a ela uma lista de 7 coisas para ela escolher uma e trazer, conforme fosse mais fácil pra ela comprar e trazer.

Sabem o que ela fez? Trouxe tudo! Tô aqui sem saber o que quero ver primeiro. Vou dividindo com vcs, aos poucos, meus brinquedinhos novos!!!

Este é um contador de carreiras, substitui aqueles redondinhos que ficam pesando nas agulhas e ainda é super util para qq tipo de trabalho em que seja preciso contar carreiras, voltas, pontos e etc. Basta apertar em cima, como num cronômetro, e ele altera o mostrador. Sinceramente, ......adorei!



Aqui meu sonhado kit de agulhas circulares de todos os tamanhos e com os fios de diversas medidas que são colocados nas ponteiras dos mais variados tamanhos. Neste item acho que fiz uma pequena bobagem, devia ter pedido um número maior de fios, de medidas maiores, vieram 5, mas todos de tamanhos menores. Apesar de que, veio um menor que 40 cm, vai ser legal pra luvas e gorrinhos de bebê. Também fiquei feliz. Agora acho que tenho agulhas pra sempre.

Outro dia mostro os os outros itens , tá?

quinta-feira, 13 de março de 2008

Casaquinho da Judy (arts)

A Judy (arts) mandou a foto do casaquinho que ela fez com a receita do casaquinho diagonal.

De brinde pra gente ela mandou o passo a passo de um sapatinho bem bonitinho pra formar o conjunto.

Para quem gostou ela informa que dá aulas de tricot, crochet e outras artes. Ela mora em SP e pra quem quiser aprender muito com ela pode fazer contato pelo email : judyarts1@gmail.com

Obrigada Judy (arts) eu adorei a sua gentileza de me mandar as fotos e as outras idéias tb. Bjss pra vc!

terça-feira, 11 de março de 2008

Um presentão!!!


Olha que presente mais maravilhoso veio lá de Curitiba pra mim!!!!

Cheguei de viagem hoje e lá estava uma embalagem dos Correios me esperando. Minha amiga Carmen me mandou o presente que mais gosto de receber. Junto veio um livrinho de receitas com uns casaquinhos lindos. E pra completar um cartão com uma florzinha em relevo com um texto super bonito. Obrigada amiga vou já decidir o que fazer com esses novelos de um tom de rosa lindissimo. Adorei!!!

sábado, 8 de março de 2008

Gorrinho com pompom

Fiz um gorrinho pro Edu entre uma tarefa e outra e numa tarde muitooo chuvosa, basta olhar o vidro da janela.
Eu, modéstia a parte, adorei ! Usei lã premiun e agulha circular nº 5


Receita pode ser encontrada aqui:
http://www.geocities.com/pmshc/knewbornhat.html

O retorno!

Gostaria de me desculpar com todas as pessoas que tentaram fazer uma visitinha ao blog e encontraram a porta fechada.

Acontece que tive que fechar pra dar uma manutenção e o blogger não me permitiu deixar uma mensagem de aviso, ele coloca uma mensagem automática bem antipática dizendo que só convidados podem entrar, isso não era real.

Mas o que importa é que agora as portas estão abertas pra quem quiser chegar!