terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saroyan "nunca mais"

Sempre que via esta receita eu planejava fazê-la um dia. No ravelry existem mais de 2000 usuarias que fizeram. A sensação era de que só eu não tinha feito.eh

Eu não me lembro de ter visto algum comentário sobre os problemas da receita. As fotos são sempre lindas e despertam a vontade da gente fazer um também.

Então vou deixar aqui minhas impressões sobre esta receita.

Primeiro:
Se vc seguir as instruções da receita quanto ao número de folhas, ele fica super pequeno e, talvez por isso, gaste em torno de 350 M de fio. Eu aumentei 4 folhas no total e precisei de 2,5 novelos da lã sedificada com agulhas 5,5 mm.

Segundo e principal:
Ele enrola de tal forma enquanto vc tricota que, você perde a paciência a cada volta da agulha e, claro, quanto mais ele cresce ....mais enrola. Até virar um enorme charuto todo enrolado que fica escorregando do seu colo enquanto tricota.eh

Terceiro e definitivo:
Tentei usar só o vapor do ferro para tentar desenrolar o "bendito" e nada. Então apelei e resolvi passar mesmo. Melhorou mas não resolveu. Apenas enrola de forma menos enroscada, mas enrola do mesmo jeito. A beirada de 4 ptos,......essa então, enrola para dentro que fica horrivel e vc vai passar o resto do tempo tentando desenrolar enquanto ele estiver no seu pescoço.eh

Moral da história:

Se vc pretende fazer um Saroyan, saiba que ele só fica perfeito nas fotos, no seu pescoço jamais ficará.eh

Considerei uma enorme perda de tempo e de material ter feito esta receita. Mas, enfim, tudo é aprendizado, né?eh

Decidi que : "Saroyan nunca mais".eh

38 comentários:

Karina disse...

Ô, Regina! Tadinho do Saroyan... ha ha O meu tb enrolou, mas tudo bem que eu fiz com a Premium, que é acrílico mesmo, e resolvi passá-lo a ferro com um pano úmido sobre ele. Só assim ele esticou, mas ele nem ficou tão pequeno e fez sucesso: o mulherio olhava para mim por causa do meu pescoço. Acho que o maior inconveniente (pelo menos para mim) dessa receita é o fato da sequência ser de 14 (!) carreiras, o que me impedia um pouco de relaxar na hora de fazer as folhinhas. Um beijão, Karina.

Rebeca Tisian disse...

oi Regina,
tbém não gosto de coisas que ficam "enrolando".... estava pensando em fazer meu "Saroyan" hehhhhh.....
obrigada por dividir sua estória com agente,
bjs!

Dani disse...

Olha só!
Eu também tinha a impressão que só eu não tinha feito o Saroyan, estava na lista dos meus futuros projetos. Mas tudo o que você falou é o que eu mais odeio em um tricô, tem que ser gostoso de fazer, senão não vale a pena!
Obrigada pela dica!

Denise disse...

Nossa !! Que revolta !! Não seja tão radical...
O único problema que percebi foi os 4 pontos da borda que enrolam.
Eu usei o fio Safira..e fiz o tamanho da receita e ficou grandinho.Usei 1 novelo e mais um pouco do outro (a sobra fiz um gorro de corujas e ainda tem um rolinho no meu baú.)
Esse é um projeto que eu faria novamente, sem pensar duas vezes.
Que pena que vc não gostou...


beijinhos

Larissa Goulart disse...

Ahh eu queria tanto fazer um saroyan por que eu vi vários e um mais lindo que o outro, o teu ta lindo, mas se é tão irritante assim fazer acho que vou desistir.

Mamã Martinho disse...

Muito obrigada por estas dicas! Eu não sou muito "amante" de xailes e por isso não fiz ainda este modelo, mas já tinha pensado em um dia testar. Assim vou procurar outro!

Bjs

Mónica

Hélide Profeta disse...

Rsrsrs, é mto bom saber!!!
eu só não fiz um desses pq não tive tempo... realmente é lindo nas fotos....
eu não vou nem arriscar mais esta receita!!!!

Susana Delvan disse...

Nossa Re, quanto contra tempo hem??? Mas será que não foi o fio utilizado? Talvez tentando com outro não dê tantos problemas...
Bjs

Marico disse...

Regina, que pena que sua experiência não foi muito boa. Mas ficou lindo.
bjs

rosana disse...

gostei do seu saroyan....achei lindo...bjinhos

eliane disse...

Olá Regina,

Puxa, será que o problema está na escolha da lã? estou fazendo com a sedificada tbm e está ficando exatamente como vc descreveu, será que dá certo se blocar, o que vc acha?
Bjs.

Suzi Musse disse...

Regina
Nas fotos ele tá lindo.
E acredito que ao vivo tb deva estar.
Vou te falar uma coisa. Sou muita chata, quando começo a ver uma coisa muitas vezes, vezes demais até, nem me imagino fazendo aquilo. Tanto que fico copiando tudo o que vejo por aqui. Na hora de escolher uma receita pra fazer, vou procurar alguma coisa, e parece que tudo o que copiei já existe aos quilos, de tanto ver. Gosto de novidades, coisas diferentes. Espero que não fique chateada com meu comentario. É uma coisa bem pessoal.
Mas não tenho nada contra com quem gosta. Acho super bacana. Principalmente estas coisas com nome diferente. Este saroyan então, é um marco no tricô, impressionante como ele é bem quisto pelas tricoteiras do mundo todo.
Parabéns por ter conseguido pelo menos terminar, que pelo trabalhão dado, eu já teria jogado pela janela.
muitos beijinho

Rosa disse...

Ciao Regina! Io ha realizzato la mia Saroyan con una lana mohair di una qualità non eccezionale direi, eppure è riuscita molto bene. Sono d'accordo sul fatto che le foglie vanno aumentate, ma questo dipende dallo spessore della lana. Quanto al fatto che si arrotola, per evitare l'inconveniente bisogna bloccare la sciarpa. Stirarla non basta. Ma questo vale per tantissimi lavori. Il bloccaggio cambia totalmente il loro aspetto. Prova! Se più di 2000 utenti di Ravelry hanno realizzato la Saroyan ci sarà un perché...
Ti abbraccio,
Rosa

disse...

Puxa, que raiva vc ficou!
O meu ficou bem comprido só com um novelo e meio e só enrola a borda; tanto que pensei em mudá-la. Mas quando eu fiz, fiquei braba porque ninguém comentou que enrolava a borda tanto assim... Mas pense, quanto mais comprido, em ponto jérsei, mais rolo. Porque você não desmancha? ou já desmanchou? Porque ficar com uma peça revoltante não vale a pena... mas as folhas são lindas, né?

bjinhos

artelinhaseagulhas disse...

Olá Regina!
Está maravilhoso, como tantos outros que já vi por aí, e eu que sou tricoteira amadora , bem amadora, estava louca para tentar fazer um, que bom ter lido tudo isto , a vontade passou, rssssss

Bjos, Vânia.

Regina disse...

Ká desmanchar????? nem morta.eheh Deixa ele aí quem sabe alguma amiga pode querer.

Regina disse...

Gente deixa eu dizer uma coisa, num estou revoltada não. eheh Só achei que não valeu a pena, tem mil outras receitas por aí pra testar.

Mas achei muito estranho nunca ter visto um post com alguem dizendo que ele enrola, por isso resolvi fazer, assim quem fizer fará por opção e não por não saber.

Bjsss

Márcia disse...

Regina, de fato fica lindo em foto mesmo... de fato enrola um pouco sim, mas com o fio Premium eu achei q ficou muito bom e usei um novelo e acho q um pouquinho do outro novelo, mas bem pouquinho. No pescoço eu gostei do efeito enrolado e com algumas folhas aparecendo. Tenho vontade de fazer outro um dia desses. Pena q vc não gostou porque ficou bem bonito. Um beijão!

Iris disse...

Oi Regina!
Adorei a sua honestidade, eu também sempre vi e achava que era e única e creio que agora que não farei mesmo, pois não tenho muita paciência pra coias complicadas. É que sempre as pessoas colocam aquilo que dá certo, raramente elas dizem que não deram e acho que devemos também colocar as "Zebras" isso mostra que podemos errar ou que as receitas não são tão certinhas assim, que ninguém dá o pulo do gato.
Mas gostaria de dizer que ficou muito lindo e muita calma nessa hora....rsrs
Grande abraço
Iris

Elaine Masciarelli disse...

Que bom que voce deu as dicas,comecei um, porem vou parar,porque na 5a.folha ja percebi o enrola,rola... Gostei de lido seu parecer, e tambem dos outros comentarios.

MIRIAM REGINA disse...

Ola, eu também como voce tenho a impressão de que só eu não fiz. Já tinha até impresso a receita para começar a fazer, mas, depois de tudo isso que voce expos......eu decidi que será melhor eu continuar "sendo a única que não fiz hehe!!"

De qualquer forma, muito obrigada pela dica....valeu e muito.

Beijos

Miriam Regina

Monica disse...

ahahahaah e vc quer que eu continue o meu???agora que não faço mesmo!!!!!Mas como trabalho que vc faz, gostei do mesmo jeito!!!
bjos

Suzi Musse disse...

Oi Regina
A bendita lã é a sofisticada da Central.
Agora nem acho mais tão ruim. Acho que de tanto falar, já estou gosando dela. hahahah
Bjos

Márcia Galti disse...

Oi Regina
Mas mesmo assim ficou lindo!Estas folhas são lindas, e você fez direitinho e é bom avisar sim, para isso estamos aqui compartilhando experiências e acho muito válido.


Beijão!
Márcia

Carmen disse...

Regina, no pescoço pode ficar feio, enrolado charuto e mais alguma coisa.
Mas que na foto esta lindo isso não resta a menor duvida.
Parabens pela sua perseverança em tricota-lo.

Fátima disse...

Realmente, visto na foto, ninguém diria, mas a realidade é que conta!

Mas como você diz, tudo é bom para aprender-mos mais um pouco. Mas que ficou lindo, ficou!

Bjs

Fátima

Unknown disse...

Eu so não desisti de fazer outro porque é encomenda.Agora vou tentar com fio Premium,vamos ver o que vai dar.
De qualquer forma o seu ficou muito lindo.
Beijinhos.

| ®äios de lüz | disse...

Imagino o qt foi díficil,mas ficou lindissimo.Bjos

Cris Fazendo Arte disse...

Puxa Regina, que chato.
Não fique tão revoltada assim.
Talvez seja consequência do fio que vc utilizou, o que eu fiz quando tricotava tbm enrolava mas depois que bloquei ele ficou retinho e não enrolou mais, nem a borda de 4 pontos.
Usei o fio premium (cisne), talvez seja por isso.
Bom, mas tudo na vida é aprendizado, mas o seu xale ficou lindo, pode acreditar.

Bjs.

Judy disse...

Apesar de enrolado ficou lindo!
Valeu o empenho e a sinceridade.
Acho que eu sou a única que não fiz... e nem vou fazer (rssss)

Beijo



p.s: sou amiga e estou aberta para doações!

Regina disse...

Judy...vou pensar no seu caso.eheh Bjss

Anônimo disse...

Olá!! parabéns pelo site!!

Já não quero mais, achei-o lindo, mas se enrola nem quero, tenho de Fiocel da pingouim, todo bem trabalhado ficou parecendo uma renda ele é do mesmo jeito só fica enrolado me estressa.. mas ficou lindo, Parabéns!!

Anônimo disse...

Desculpe meu nome é Lucilena - Franca SP

trichegege disse...

Que bom que passei aqui e ví ele estava entre as prioridades da minha listona agora depois do que vc falou ele já é carta fora do baralho um a menos, que bom minha lista ficou menor. bjs.

Eliana disse...

Oi Regina,
Adoro seu blog,vejo sempre.Sou amadora e aprendo muito.No siempre tejiendo vi observações como as suas sobre o Saroyan,apesar da beleza do resultado de ambos,o seu e o dela e,lá,a artesã ainda disse que ao passar "matou" o tricô.Por enquanto,aprendo com a experiência de vocês,bjs

Linhas, lãs, tecidos e afins... disse...

Primeira vez que vejo os contras desse trabalho!
Haha, eu tinha esse projeto na lista dos "quero fazer" mas planejava tecê-lo com fio de algodão. Não consigo usar fibras sintéticas no pescoço, a pele reclama e acabo tirando o que for que tava enrolado ali...

Você já testou com fio de algodão? Geralmente ele enrola menos e é bem mais fácil blocar, porque é só passar a ferro direto. Ou mesmo um fio misto, com algodão na composição.

Obrigada por compartilhar sua experiência! Já passei um apuro com uma receita popular, também, o pior é que foi um suéter! Detesto essas coisas...


Abraço!

Anônimo disse...

Hola, en total acuerdo sobre resultado saroyan, se enrosca en el cuello, no hay manera de darle forma. Susana

Regina disse...

Susana obrigada pela visita. Fiquei feliz em saber que mais alguem alem de mim teve problemas com essa receita.eh Bjss